O Botafogo e o Oeste são os únicos clubes que vão disputar a Série B em 2020 que ainda não efetuaram nenhuma contratação para a competição nacional. Dos demais participantes, todos trouxeram ao menos um novo integrante para o plantel.
No começo do mês passado, um levantamento feito pelo Tribuna mostrou que Botafogo, Confiança, Figueirense, Oeste e Vitória não tinham ido ao mercado para buscar reforços. Agora, a lista se limita apenas ao Pantera e o time de Barueri.
Dentre as equipes que mais se reforçaram estão a Ponte Preta, que buscou cinco novos jogadores, e CRB e Chapecoense, que efetuaram quatro contratações cada. O nome com mais destaque confirmado na Série B é o do volante Ralf, que deixou o Corinthians e vai defender as cores do Avaí.
A postura mais fria do Botafogo no mercado pode ser explicada por dois motivos. O primeiro é que o clube tem adotado cautela na busca por jogadores, aguardando um posicionamento oficial das autoridades em relação a quando a bola vai poder voltar a rolar.
O segundo motivo é a recente mudança na estrutura da diretoria de futebol da Botafogo S/A. Osvaldo Festucci e Luiz Pereira, figuras constantes nas montagens de elenco do Tricolor, estão fora do departamento e não vão participar das contratações, pelo menos por hora.
A tendência é que a responsabilidade por novos reforços fique com Léo Franco, diretor de futebol da BFSA, e Gustavo Vieira, braço direito de Adalberto Baptista, principal investidor da S/A.
Apesar da pouca movimentação, nos bastidores do clube, circula a informação de que dois jogadores estão apalavrados com o Botafogo.
Saídas
Em contrapartida, na última terça-feira (30), o Pantera sofreu mais uma baixa em seu elenco. O meio-campista Marcos Vinicius, 25 anos, deixou o clube após ter atuado por apenas 10 minutos com a camisa botafoguense. O jogador entrou nos instantes finais da derrota para o Oeste, última partida antes da paralisação.
O jogador teve o contrato de empréstimo encerrado nesta terça-feira e o clube de Ribeirão Preto informou que não renovará o vínculo. O atleta pertence ao Botafogo-RJ. O meio-campista foi contratado no mês de fevereiro como alternativa para o setor de criação.
Além de Marcos Vinicius, o Botafogo também perdeu o zagueiro Didi, que encerrou vínculo e acertou com o Guarani. Já o volante Willian Oliveira, rescindiu contrato com o Tricolor e fechou com a Chapecoense.