Buscando voltar a vencer e definir matematicamente sua permanência na Série B, o Botafogo visita o Ituano neste sábado, às 17h, no estádio Novelli Júnior, em Itu. O duelo é válido pela 30ª rodada da competição.
Para a partida, o técnico Marcelo Chamusca conta com o retorno de Patrick Brey. O lateral-esquerdo ficou de fora das últimas duas partidas por conta de uma torção no tornozelo. Ele treinou normalmente durante semana e está à disposição.
O jogador, entretanto, deve ficar como opção no banco de reservas. Jean Victor entrou em seu lugar e tem feito boas partidas. A tendência é que ele seja mantido entre os titulares.
Em contrapartida, o meia Gustavo Xuxa, que voltou a jogar depois de 25 dias contra a Tombense, levou o terceiro cartão amarelo e está suspenso. A ausência não preocupa tanto, já que ele vinha aparecendo apenas como opção de banco.
Outro que está fora é o atacante João Veras. Sofrendo com problemas musculares, o atacante segue entregue ao departamento médico.
Nas últimas partidas Chamusca tem apostado num meio-campo mais leve e jovem. Ivonei ganhou espaço e melhorou de desempenho. O trio com Madruga, Ivonei e Tárik deve ser mantido. Luiz Henrique continua no banco.
Uma alteração no ataque pode acontecer. Lucas Cardoso segue irregular e pode perder a vaga para Osman, que ficou como opção no último jogo. Os dois brigam por uma vaga entre os titulares. Thassio segue como titular na linha ofensiva pelo lado direito.
O Botafogo deve começar a partida com a seguinte escalação: Matheus Albino; Thassio, Ericson, Diogo Silva, Marcio e Jean Victor (Patrick Brey); Tárik, Madruga e Ivonei; Osman (Lucas Cardoso) e Edson Cariús.
Ituano
O confronto é contra o Ituano, que tem sido pedra no sapato do Botafogo nos últimos anos. Apesar disso, o momento do adversário não é bom. O time não vence há quatro jogos na competição. O Ituano é o 14º colocado com 33 pontos.
No período de seca, são três derrotas e um empate. A última vitória foi contra o Sport, fora de casa, em 25 de agosto, por 2 a 1.
Histórico do confronto
Os números gerais da competição mostram leve vantagem para o Botafogo. No total são 32 jogos, com 11 vitórias para o Pantera, 10 para o Ituano e outros 11 empates.
Nos últimos quatro encontros entre as equipes, o Ituano venceu três. Em 2023 foram duas vitórias para o rival. Ambas dentro do estádio Santa Cruz.
A última vitória do Botafogo contra o Ituano foi pela Série C de 2021. O Tricolor bateu o adversário por 2 a 1, com gols de Walter e Neto Pessoa.
Foto: João Victor Cristovão / Agência Botafogo
Legenda: Patrick Brey está de volta após duas partidas
Escalação Botafogo: Matheus Albino; Thassio, Ericson, Diogo Silva, Marcio e Jean Victor (Patrick Brey); Tárik, Madruga e Ivonei; Osman (Lucas Cardoso) e Edson Cariús. Técnico: Marcelo Chamusca.
Escalação Ituano: Jefferson Paulino; Pacheco (Rhuan), Claudinho, Marcel e Mário Sérgio; José Aldo, Rafael Carvalheira e Yann Rolim; Hélio Borges, Wesley Pomba e Matheus Cadorini.
Data: 30/09
Horário: 17h
Local: Estádio Novelli Júnior
Árbitro: Lucas Canetto Bellote
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Leandra Aires Cassette
VAR: Diego Pombo Lopez