A equipe Sub-16 da Escola de Futebol Profissional do Botafogo conquistou o título do Brasileirão Interclubes da categoria Sub-16 no último final de semana. O adversário da final foi o EF7, de Sertãozinho-SP, e o triunfo veio nos pênaltis, após um eletrizante 2 a 2 no tempo normal.
A partida foi disputada no Estádio J. D. Martins, de Cravinhos-SP, que será sede da Copa São Paulo de Futebol Júnior pela sétima vez consecutiva em 2024. Dezenas de familiares dos atletas e torcedores do Botafogo acompanharam a partida e fizeram a festa com os jogadores após a decisão.
Comandado pelo treinador Matheus Pitu, o Sub-16 teve uma campanha de destaque no mata-mata, eliminando nas quartas-de-final o i9 Academy, na casa do adversário, e na semifinal o Internacional, de Franca-SP, que tinha a melhor campanha com sete vitórias em oito jogos.
“No primeiro semestre não fomos bem e isso serviu de aprendizado, pois não abaixamos a cabeça e continuamos trabalhando muito. Focamos na correção dos erros, na melhora tática, física e psicológica, em um novo método de trabalho que surtiu efeito pela dedicação de toda equipe”, disse Pitu.
“Foi uma grande evolução de todos. Gostaria de agradecer muito aos meus atletas, à comissão técnica, e, principalmente, ao Botafogo Futebol Clube pela oportunidade de realizar um sonho”, completou o treinador, que teve como auxiliar Matheus Bissoli e treinador de goleiros Rogério Spinelli.
Esse é o segundo título conquistado pela Escola de Futebol Profissional do Botafogo na reta final de 2023, pois em novembro o Sub-11 venceu a Copa Paulista do Interior – e foi vice com o Sub-13, no mesmo torneio. No início do ano, as categorias Sub-13 e Sub-15 ainda conquistaram a Copa ABREF, torneio de tiro curto realizado em campo neutro.
Mais finais pela frente – Nos próximos dias, outras duas equipes do Pantera poderão conquistar novos títulos para o clube. O Sub-7, comandado pelos treinadores Bruno Lopes e Wellington Lima enfrentará o Fluminense na final da Copa Integração. Já o Sub-12, do ex-jogador Tonhão Batista, disputará o título do mesmo torneio contra o Santos (Meninos da Vila).