Chegou o dia. O Botafogo decide neste sábado sua classificação ou não para a próxima fase do Campeonato Paulista. Diante do São Paulo, o Pantera tenta carimbar seu passaporte para o mata-mata depois de quatro temporadas ausente.
O duelo está marcado para as 16h, no estádio do Morumbi, diante de um São Paulo que já está classificado e com o primeiro lugar de seu grupo garantido. Por isso, a tendência é que Rogério Ceni não mande a campo seu time titular.
Por outro lado, o técnico Leandro Zago tem todo o elenco à disposição e deve colocar em campo o que tem de melhor. O Botafogo não tem jogadores no departamento médico ou suspensos para a partida.
Assim, o Tricolor tende a ter em campo o mesmo time que derrotou o Novorizontino no último final de semana. A única dúvida de Zago é no comando do ataque. Hélio Paraíba começou o último jogo, mas tem concorrência de Tiago Reis. Paraíba larga na frente da disputa.
Existe também a situação de Matheus Carvalho, que é considerado um titular, mas está vindo de lesão e não tem 100% de condições físicas. A tendência é que ele siga como opção no banco.
Nas demais posições, o Pantera deve ter a mesma base que vem atuando ao longo da competição. O lateral-esquerdo Jean Victor, que foi desfalque em Bragança Paulista, mas retornou contra o Novorizontino, está 100% e vai para o jogo.
O Botafogo deve ir a campo com a seguinte escalação: Deivity; Marlon, Joseph, Joaquim, Tárik e Jean Victor; Emerson e Fillipe Soutto; Dudu, Hélio Paraíba (Tiago Reis) e Bruno Michel.
Matemática da classificação
O Tricolor chega vivo na briga por uma vaga nas quartas de final. Entretanto, a missão não é simples. O Botafogo não pode perder para o São Paulo e tem de torcer por alguns resultados dos adversários. Ituano e Botafogo possuem 18 pontos. O Mirassol tem 17. Vamos aos cenários:
Vitória do Botafogo
Caso o Botafogo vença sua partida, a classificação ainda não está assegurada. Neste cenário, o Ituano não pode vencer a Ponte Preta. Como possuem a mesma pontuação, em caso de vitória de ambos, os critérios de desempate entram em ação. Como possuem o mesmo número de vitórias, a vaga seria decidida no saldo de gols.
Atualmente o Botafogo possui saldo de um gol negativo. Já o Ituano tem sete gols positivos. Uma goleada do Botafogo contra o São Paulo é bastante improvável. Um empate do Ituano contra a Macaca resolveria a vida do Botafogo. Nesse caso, o resultado do Mirassol é indiferente.
Empate do Botafogo
Caso o Botafogo arranque um empate frente ao São Paulo, a classificação ainda será possível, desde que o Ituano seja derrotado pela Ponte Preta e o Mirassol não vença a Ferroviária.
Derrota do Botafogo
Em caso de derrota a matemática é simples. Botafogo eliminado. Como ocupa a terceira posição, o Pantera ficaria de fora independente dos resultados de Ponte Preta e Mirassol.