Por Hugo Luque
O Botafogo tenta melhorar o começo de temporada com um resultado positivo diante do Noroeste, nesta quinta-feira, às 18h30, pela terceira rodada do Campeonato Paulista. Após uma derrota e um empate, o Pantera busca, no Estádio Alfredo de Castilho, em Bauru (SP), seu primeiro triunfo na competição.
Na estreia, o Tricolor foi derrotado pelo Guarani, fora de casa, por 2 a 0, em uma noite para esquecer, marcada por erros defensivos. Já na segunda-feira, o duelo contra o São Paulo, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, terminou em 0 a 0, com pouca criatividade dos dois lados. No momento, o time de Márcio Zanardi é o único que jogou duas partidas e ainda não marcou gols no estadual.
“O torcedor quer vencer, quer ver um time que jogue em transição, marca os gols, e eu também. A maior frustração minha é o quanto a gente trabalha esse último terço para fazer gols. As coisas vão acontecendo naturalmente, então um pouquinho de paciência. Peço calma para o torcedor. Acredite no trabalho e apoie um pouco mais os jogadores que as coisas vão acontecer”, disse o técnico.
Do outro lado, o Norusca, campeão da Série A2 em 2024, tem surpreendido. O time bauruense vive ascensão nos últimos anos e não dá indícios de que está contente apenas com o acesso. Agora, o trabalho alvirrubro é para se manter na divisão e, quem sabe, chegar ao mata-mata.
No momento, o Noroeste lidera o Grupo C, com quatro pontos, dois de vantagem para o vice-líder Novorizontino. Na estreia, a equipe derrotou o Velo Clube, fora de casa, por 2 a 0. Já na segunda rodada, empatou em 1 a 1 com o Palmeiras.
Bota e Norusca protagonizam um dos embates mais tradicionais do interior de São Paulo. Porém, o confronto, ao menos pelo Paulistão, não acontece há bastante tempo. O último embate foi em 2011: empate em 2 a 2.
Desde então, foram quatro jogos, todos pela Copa Paulista (2021 e 2022), com duas vitórias botafoguenses, um empate e um triunfo do Noroeste. Em todos os 63 compromissos oficiais, o mandante desta noite levou a melhor em 21 oportunidades, contra 28 do Pantera e 14 empates.
A principal crítica da torcida neste início de campeonato tem sido a ausência de Douglas Baggio entre os titulares. Para formatar a escalação, além de ter de pensar se dará ou não oportunidade ao capitão da última temporada, Zanardi também terá de reconstruir a zaga, já que Edson cumpre protocolo de concussão. Além dele, o goleiro Victor Souza continua fora com uma lesão muscular.
Um provável time titular tem: João Carlos; Jeferson, Alisson Cassiano, Allyson e Jean Victor (Gabriel Risso); Gabriel Bispo, Alejo Dramisino e Leandro Maciel; Jonas Toró (Baggio), Silvinho (Jonathan Cafú) e Pablo Thomaz.