O Botafogo está a um passo do título da Copa Paulista. O Pantera bateu o São Bernardo com o placar de 2 a 0 no último domingo (7) e ficou muito próximo de levantar o caneco da competição. Hélio Paraíba e Bruno Michel marcaram os gols do jogo.
Com o resultado, o Tricolor vai para o confronto da volta com uma boa vantagem. O time comandado por Samuel Dias pode até perder por um gol de diferença que ainda fica com o título. O duelo derradeiro acontece no domingo (14), às 11h, no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo.
Jogando com um homem a menos desde os 25 do primeiro tempo, o Botafogo mostrou muita garra, vontade e espírito de campeão. Em evolução desde que Samuel Dias assumiu a equipe, o Pantera tem grandes chances de conquistar a inédita taça da Copa Paulista.
O jogo
A primeira etapa reservou muitas emoções aos botafoguenses que estavam presentes no estádio Santa Cruz. Sob um calor de mais de 30 graus, o duelo começou movimentado e com o São Bernardo levando perigo.
Aos 4 minutos, Eduardo Diniz fez boa jogada pelo lado direito e cruzou na medida para Vitinho, que testou para o gol, mas parou em boa defesa do goleiro Igor Bohn.
O Botafogo quase marcou aos 11. Bruno Michel fez boa jogada individual pelo lado direito e cruzou na área. A bola passou por todos os defensores do Bernô e sobrou para Emerson, que emendou de perna direita. Bem postado, Júnior Oliveira se esticou todo e fez a defesa.
Na sequência, na batida do escanteio, o Tricolor abriu o placar. Após cobrança de escanteio na área, a bola chegou limpa para Hélio Paraíba testar firme e abrir o marcador no Santa Cruz. Ele levou amarelo na comemoração.
Com a vantagem no placar, o Botafogo passou a controlar ainda mais as ações. O São Bernardo até tentava equilibrar o controle, mas criou pouco.
Aos 25 minutos, o jogo mudou de panorama. Autor do gol, Hélio Paraíba levou o segundo cartão amarelo após dividida com Cesinha e acabou expulso de campo.
Mesmo com um homem a menos, o Pantera seguiu melhor e não deu chances para o São Bernardo empatar. Pelo contrário, na reta final da etapa inicial, o Botafogo quase aumentou a vantagem.
Aos 48 minutos, Victor Bolt achou Dudu na ponta esquerda. O jovem formado na base panterina foi para cima da marcação e lançou Bruno Michel de três dedos. O atacante até chegou na bola, mas o goleiro Júnior Oliveira fez um corte providencial.
Na volta do intervalo, o técnico Samuel Dias sacou o meio-campista Rafael Tavares e colocou o jovem volante Caetano no jogo.
Com um a mais e correndo atrás do placar, o São Bernardo começou a chegar em chutes de fora da área. Aos 2 minutos e aos 4, o Bernô levou perigo em duas finalizações de Cesinha.
Acuado, o Botafogo passou apenas a se defender, enquanto o Bernô tentava encurralar o Tricolor no campo de defesa. Em raros momentos, o time de Samuel Dias conseguia emplacar contra-ataques.
Tentando recolocar o Botafogo no jogo, Samuel Dias trocou Emerson por Marlon. As mexidas do treinador fizeram efeito e o Tricolor aumentou o placar aos 20 minutos.
Marlon fez boa jogada pelo lado direito e cruzou na área. Renan Diniz furou e a bola sobrou limpa para Bruno Michel, sempre ele, aumentar o placar no Santa Cruz.
Com dois gols de vantagem, Samuel Dias optou por dar mais bagagem ao ataque do Botafogo. Rafael Marques entrou no lugar de Bruno Michel, que deixou o gramado completamente esgotado.
Aos 41 minutos o árbitro viu pênalti de Diego Guerra por toque de mão na bola. Após mais de 5 minutos de revisão do lance no VAR, o juiz confirmou a penalidade. João Carlos bateu, mas Igor Bohn fez a defesa e evitou o gol do Bernô.
O Botafogo se segurou nos minutos finais, conquistou a vitória maiúscula e leva uma importante vantagem para o segundo duelo, no domingo que vem, em São Bernardo do Campo.