O Botafogo venceu o Paraná com o placar de 1 a 0 dentro do estádio Santa Cruz na noite desta sexta-feira (2). Com o resultado, o Pantera conquistou sua segunda vitória consecutiva e chegou aos 14 pontos. O gol do triunfo foi anotado por Rafinha.
Agora, o Tricolor subiu para a 12ª colocação. O próximo jogo é na terça-feira (6), diante da Chapecoense, às 17h, na Arena Condá. O resultado quebrou a sequência negativa de derrotas do Botafogo dentro do Santa Cruz.
Mais uma vez, o ponto alto do resultado positivo do Botafogo foi o sistema defensivo. Sem dar brechas para o Paraná, que teve seu principal jogador, o meio-campista Bressan, praticamente anulado durante os 90 minutos. O Tricolor deu outra boa demonstração de entrosamento defensivo.
Rafinha também merece destaque. Novamente o jogador brilhou e garantiu outro triunfo do Tricolor na competição. Ao que tudo indica, a sorte do Pantera pode ter mudado na Série B. Bolas que antes estavam entrando, desta vez não entraram.
O Jogo
A primeira etapa começou com tudo. Logo no primeiro minuto, Matheus Anjos puxou contra-ataque, levou para o fundo e cruzou na medida para Rafinha, que pegou de primeira e exigiu boa defesa do goleiro do Paraná.
Na cobrança de escanteio, Gilson levantou na área, Naldo desviou no primeiro pau e Rafinha, livre, apareceu no segundo pau e testou para o fundo da rede abrindo o placar no Santão.
A frente do placar, o Botafogo manteve suas linhas recuadas e o Paraná passou a jogar em cima do time de Claudinei Oliveira.
Mesmo com 69% da posse de bola, o time visitante teve muita dificuldade para levar perigo ao gol defendido por Darley. Outra vez, bem postado, o sistema defensivo do Tricolor se comportou muito bem.
Sem criar chances de claras de gol, o Paraná foi tem mais dificuldade e quem quase marcou foi o Botafogo. Aos 31 minutos, após cobrança de escanteio, o juiz marcou pênalti em toque de mão de Jhony Douglas.
Na cobrança, Matheus Anjos bateu mal e o goleiro Alisson fez uma defesa importante, evitando o segundo gol do Tricolor na partida. Sem outras chances importantes nos minutos seguintes, o jogo foi para o intervalo com o Pantera na frente do marcador.
O Botafogo voltou ligado e quase ampliou o placar no primeiro minuto da segunda etapa. Ronald ganhou do marcador, levou até o fundo e rolou para Rafinha, que chegou batendo de primeira na pequena área. Em cima da linha, o zagueiro do Paraná evitou o gol.
O Paraná cresceu no jogo e quase empatou aos 18 minutos. Paulo Henrique cruzou pela ponta direita e Andrey cabeceou com estilo. A bola passou tirando tinta do gol defendido por Darley.
Na sequência, tentando dar mais vida para o Botafogo, Claudinei fez duas modificações no Tricolor. Matheus Anjos e Rafinha saíram para as entradas de Bady e Luketa.
Aos 24 minutos, o jogo foi interrompido por conta de uma queda de energia no estádio, 14 minutos depois, o jogo foi reiniciado. Na sequência, Claudinei tirou Naldo e colocou Ferreira.
Postado para contra-atacar, o Botafogo criou boa situação aos 53 minutos. Luketa recebeu na ponta esquerda, cortou para o meio e trouxe para dentro e bateu forte. Bem posicionado, Alisson fez outra boa defesa.
Aos 65 minutos, Val acertou duro carrinho em Marcelo e recebeu o cartão vermelho direto. Com um a menos, o Botafogo se fechou de vez no campo de defesa.
Aos 66 minutos, Léo Castro levou até o fundo e cruzou na área. Bruno Gomes desviou de cabeça e quase marcou o gol de empate do Paraná.
Nos minutos finais, o Botafogo se fechou bem no campo de defesa e não deixou o time visitante criar tantas chances de perigo. Fechadinho, o Pantera foi bem na reta final e garantiu mais uma vitória no Campeonato Brasileiro Série B.