Com um gol marcado pelo lateral esquerdo Jean Victor, o Botafogo venceu o Atlético-GO por 1 a 0, neste sábado (16), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet | Eurobike, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
O gol do lateral esquerdo foi marcado aos 27 minutos da etapa inicial após uma boa jogada.
Com a vitória, o Tricolor ocupa a 12ª colocação com 38 pontos –11 a mais que a Chapecoense, primeiro clube na zona de rebaixamento. O Pantera está dez pontos atrás do Guarani, o quarto colocado.
Agora, o Botafogo vai encarar o Tombense no próximo sábado (23), às 18h, no Estádio Soares de Oliveira, em Muriaé, cerca de 60 quilômetros de Tombos.
O JOGO
O treinador Marcelo Chamusca escalou o Botafogo para o duelo contra o Atlético-GO com quatro novidades. No meio de campo, o comandante botafoguense promoveu o retorno de Guilherme Madruga na vaga de Carlos Manuel e escalou o meia Ivonei no lugar de Luiz Henrique. Já no setor ofensivo, Lucas Cardoso substituiu Osman, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Momentos antes de a bola rolar, o lateral esquerdo Patrick Brey sentiu uma dor no tornozelo. Assim, Jean Victor começou como titular.
Com essa formação, o Tricolor marcou o adversário no campo de ataque e foi superior na etapa inicial. Logo no primeiro minuto, Jean Victor cruzou da esquerda e Guilherme Madruga não alcançou.
Aos 11 minutos, Ivonei abriu para Thassio na direita. O lateral cruzou para Lucas Cardoso, que chutou da marca do pênalti. A bola bateu na zaga e saiu para escanteio. Nove minutos depois, Thassio finalizou cruzado e Édson Cariús se jogou na bola, que tocou no travessão. O assistente assinalou impedimento, mas a posição do centroavante era legal.
Na sequência, Édson Cariús desviou de cabeça e Lucas Cardoso invadiu a área e concluiu por cima do travessão.
Melhor em campo, o Botafogo abriu o placar numa jogada bem trabalhada. Aos 27 minutos, Guilherme Madruga tabelou com Édson Cariús e enfiou para Jean Victor, que dominou, invadiu a área e chutou com força para fazer 1 a 0.
O Atlético-GO tentava sair para o setor ofensivo, mas era neutralizado pelo sistema de marcação do Pantera.
Antes de terminar o primeiro tempo, o Tricolor quase ampliou em cabeçada de Diogo Silva após cobrança de escanteio, mas a bola foi para fora.
No segundo tempo, o Atlético-GO chegou pela primeira vez com perigo em chute de Luiz Fernando e Matheus Albino espalmou.
Logo depois, o Botafogo respondeu e quase ampliou. Aos 10 minutos, Tárik enfiou para Lucas Cardoso, que chegou na grande área, pisou e rolou para Ivonei. O camisa dez ajeitou e encheu o pé, acertando a trave.
Logo depois, Chamusca fez alterações na equipe. Na primeira vez, colocou Carlos Manuel e Lucas Dias nos lugares de Ivonei e Ericson, respectivamente. Pouco depois, Edson e Luiz Henrique entraram nas vagas de Lucas Cardoso e Thassio. Na reta final, Vidal substituiu Édson Cariús.
Na etapa complementar, o time goiano se lançou para o ataque, insistiu nos cruzamentos, mas o sistema defensivo do Botafogo se comportou muito bem e assegurou a vitória.
O Tricolor ainda teve a chance de ampliar com o atacante Edson, aos 51 minutos. Ele saiu na cara do gol, passou pelo goleiro, mas foi travado na hora da finalização.