Com a paralisação do Campeonato Paulista, o Botafogo estuda os possíveis impactos financeiros e esportivos que o clube pode sofrer. A competição foi suspensa pela FPF (Federação Paulista de Futebol) como medida à prevenção da propagação do novo coronavírus.
Além disso, diversos shows programados para acontecer na Arena Eurobike estão sendo cancelados ou adiados. Só no mês de março, três eventos de grande porte precisaram ser remarcados para outras datas.
Leo Franco, diretor de futebol do Botafogo, falou sobre os cancelamentos dos shows e citou também uma possível queda nos valores pagos pelos direitos de transmissão televisiva.
“Isso pode desencadear uma crise econômica e pode ter reflexo na nossa gestão. A gente vai avaliar o que pode prejudicar receitas, já tivemos eventos cancelados (na Arena). Os contratos de transmissão são levados em consideração pelo número de rodadas transmitidas. São situações que não tratamos ainda, pois não sabemos o período de duração dessa suspensão (do campeonato), mas certamente sofreremos impactos econômicos com isso, quanto menor o tempo dessa suspensão, o impacto financeiro é menor. Mas todos serão impactados. Têm cotas de patrocínios, patrocinadores que podem rediscutir contratos. Quanto maior a durabilidade desse processo, maior será o prejuízo”, afirmou.
A pandemia do novo coronavírus está impactando de forma severa o futebol por todo o planeta. No Brasil, dos 27 campeonatos estaduais, 20 sofreram alguma medida por conta do covid-19. Por hora, não existe nenhuma estimativa para que a bola volte a rolar no Brasil.