Por Hugo Luque
O Botafogo anunciou, na tarde desta quarta-feira, as primeiras movimentações na reformulação da equipe que disputará o Campeonato Paulista em 2025. O clube confirmou que 13 atletas deixarão o Estádio Santa Cruz, mas também oficializou a renovação de Leandro Maciel por mais duas temporadas.
Contratado para esta temporada após passagens por Lanús, Aldosivi e Central Córdoba, o meia argentino teve um bom início de ano, com dois gols e duas assistências em 11 partidas, mas rompeu o ligamento cruzado do joelho direito, teve de operar e só voltou a ser relacionado para jogos nas rodadas finais da Série B.
Mesmo sem entrar em campo sob o comando de Márcio Zanardi, Maciel recebeu o aval do novo treinador para continuar no plantel e assinou novo vínculo até 15 de dezembro de 2026.
Saídas
Zanardi prometeu intensas mudanças para a próxima temporada e, logo de cara, o Pantera já promoveu algumas. Jogadores de todos os setores deixarão o clube ao fim de seus contratos.
No gol, Michael, titular durante a Copa Paulista, não continuará na equipe. Também deixarão o Tricolor os laterais Pedro Costa, Thassio e Patrick Brey. A zaga terá três baixas: Raphael, Fábio Sanches e Bernardo Schappo.
Um dos jogadores há mais tempo no Bota, além de líder do elenco e peça importante na campanha do acesso na Série C de 2022, Fillipe Soutto também não ficará. O volante de 33 anos foi, inclusive, homenageado pelo time ribeirão-pretano. Outro meio-campista que buscará um novo clube é Carlos Manuel.
O ataque foi o setor com mais baixas: Emerson Negueba, Victor Andrade, Alex Sandro e Bruno Marques também não terão seus contratos renovados.
O Botafogo se reapresenta no dia 16 de dezembro. Embora a tabela oficial ainda não tenha sido divulgada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), o Paulistão está programado para começar em 15 de janeiro.