Por Hugo Luque
O Botafogo oficializou, nesta terça-feira, a contratação do atacante Jonathan Cafú, ex-Cuiabá. O jogador, que atua principalmente como ponta, se apresentará somente no dia 3 de janeiro para iniciar a pré-temporada com o restante do plantel.
Aos 33 anos, Cafú mantém o padrão de contratações do Pantera até aqui: experiente, com rodagem no exterior e em times da Série A do Campeonato Brasileiro. Antes dele, chegaram o volante Edson e o atacante Silvinho.
O terceiro reforço para 2025, no entanto, talvez seja o mais conhecido entre os anunciados até o momento. Natural de Piracicaba (SP), iniciou a carreira no Desportivo Brasil, passou por Boavista-RJ, XV de Piracicaba e Capivariano antes de chegar à Ponte Preta.
O atleta se destacou na Macaca e logo chamou a atenção do São Paulo. Foi contratado para defender o Tricolor em 2015, mas após somente 13 partidas, um gol e uma assistência, foi negociado com o Ludogoretz, da Bulgária. Tricampeão nacional e com participações na Liga dos Campeões e na Liga Europa na bagagem, seguiu para o Bordeaux, da França, antes de vestir a camisa do Estrela Vermelha, onde conquistou o Campeonato Sérvio.
Antes de retornar ao Brasil, Cafú defendeu brevemente o Al-Hazm, da Arábia Saudita. Rápida também foi sua passagem pelo Corinthians. O atacante vestiu a camisa alvinegra três vezes antes de ser emprestado para o Cuiabá, em 2021. No Dourado, passou as últimas quatro temporadas e conquistou três vezes o Campeonato Mato-Grossense.
Em 2024, Jonathan Cafú fez 47 jogos pelo time cuiabano, com três gols e quatro assistências. Ele acabou rebaixado com a equipe no Brasileirão, competição que já disputou, ao todo, seis vezes, além de outras três temporadas com participação no Campeonato Paulista.
O estadual será o primeiro desafio do Botafogo em 2025. A equipe, que inicia a pré-temporada na próxima segunda, estreia fora de casa, contra o Guarani, em 15 de janeiro.