Por Hugo Luque
O Botafogo anunciou, nesta quinta-feira, seu terceiro reforço nesta janela de transferências, que abriu na quarta. É o lateral-direito equatoriano Jeampaul Herrera, de 20 anos, que vem do Independiente del Valle-EQU e já treinava com o elenco desde sexta-feira da última semana.
Promissor, o jogador tem passagens pelas seleções de base de seu país e assinou com o Pantera por três temporadas, até 2027. Na negociação, o clube ribeirão-pretano adquiriu 50% dos direitos econômicos do jogador.
Nascido em 2004, Herrera chegou às categorias de base do del Valle em 2014. Em 2022, fez sua estreia pela equipe principal e foi campeão da Sul-Americana, embora não tenha jogado na competição. Ele esteve no banco de reservas na decisão, contra o São Paulo.
O lateral chegou a ser inscrito, neste ano, na Copa Libertadores. A equipe equatoriana estava no grupo do Palmeiras, mas o atleta também não chegou a entrar em campo.
Pelo Matagigantes, fez apenas duas partidas no time profissional. Em 2023, foi presença constante no time B, além do sub-20, por quem foi duas vezes vice-campeão da Libertadores. Neste ano, contudo, o jogador voltou a ser reserva do plantel profissional, mas só entrou em campo pela equipe B, uma única vez, em março.
Com Herrera, o Tricolor de Ribeirão chega a três reforços na atual janela, que vai até agosto. Além dele, chegaram e já foram apresentados o meia Luquinha e o atacante Alexandre Jesus.
O Botafogo volta a campo na sexta-feira, às 21h, em casa, contra o Amazonas, pela Série B do Campeonato Brasileiro.