O Botafogo abriu nesta segunda-feira (13) a única semana cheia que terá para treinar antes da reestreia no Campeonato Paulista. O grupo trabalhou em dois períodos no estádio Santa Cruz e contou com a presença dos nove jogadores que ficaram 14 dias afastados por terem testado positivo para a covid-19.
Desta forma, o Pantera tem praticamente todos os jogadores disponíveis para trabalhar com o técnico Claudinei Oliveira. As exceções são o meio-campista Wesley, formado na base, e o atacante Francis, que estão em fase de transição e ainda não estão acompanhando os trabalhos com o grupo.
“O Botafogo teve perda em relação aos demais adversários. Todos estão desde o dia 1º de julho treinando com bola e nós ficamos esperando autorização da prefeitura de Ribeirão Preto. Só neste final de semana fomos liberados. Gera prejuízo grande na preparação. Mas não adianta ficar preocupado e reclamando. Precisamos fazer o melhor nesse momento difícil. Vamos queimar etapas, deixar a preparação física de lado e treinar com bola. Precisamos minimizar o prejuízo”, disse Claudinei Oliveira.
Luketa está recuperado e em fase final de transição. O atacante já trabalha sob o comando de Claudinei. Já Dodô, outra cria da base botafoguense, estava liberado e treinando normalmente com o grupo. O atacante, porém, sentiu uma pontada no menisco medial do joelho direito durante uma atividade realizada na semana passada e vai precisar passar por uma artroscopia. O departamento médico do clube ainda não estipulou um prazo para o retorno.
O treinador botafoguense, inclusive, falou sobre a reincorporação dos jogadores que estavam fora. Segundo ele, esses atletas tiveram perdas consideráveis por conta do período parado.
“Esses atletas tiveram perdas consideráveis ficando 14 dias sem participar dos treinamentos. Foram nove jogadores no elenco do Botafogo e alguns titulares, que não vou citar os nomes. Será que eles vão suportar 90 minutos nos dois jogos que faremos? Terei cinco substituições e preciso tomar a decisão certa. Um jogador que só pode me entregar 60 minutos de fôlego vale começar com ele no time titular ou guardar para o segundo tempo. A resposta somente com a sequência de treinamentos”, afirmou o treinador.
Com apenas 11 dias de preparação, o Botafogo montou um cronograma de treinos em dois períodos todos os dias. A reestreia do Tricolor está marcada para o dia 22, diante do Guarani. O local e o horário ainda não foram definidos. O Botafogo não pode jogar em Ribeirão Preto, pois a cidade está na fase vermelha do Plano São Paulo e, de acordo com o Governo Estadual, apenas cidades no amarelo podem sediar partidas.