O elenco do Botafogo se reapresenta nesta sexta-feira após a vitória por 1 a 0 diante do América-MG, na terça-feira, na Arena Independência. O time comandado por Roberto Cavalo é o líder do Campeonato Brasileiro da Série B, com 100% de aproveitamento nas duas rodadas iniciais da competição. O Pantera poderá enfrentar o São Bento, seu próximo adversário, na quinta-feira, em Sorocaba, ainda no topo da tabela, caso não seja superado no saldo de gols se o Atlético Goianiense superar o Coritiba, nesta sexta-feira. O time de Goiânia precisa vencer por mais de um gol de diferença para ficar na frente do Fogão.
Mesmo com duas vitórias em dois jogos, com quatro gols marcados e apenas um sofrido, o técnico Roberto Cavalo ainda quer um elenco com mais opções, tanto na zaga quanto no ataque. Na mira do clube, dois atletas, o lateral-esquerdo Vinicius Freitas, que pertence à Chapecoense, e o atacante Gustavo Schutz, com passagem pelo Fluminense. Cavalo argumenta que o campeonato é longo e difícil e que vai precisar de várias opções. “Todo mundo sabe que a evolução na competição se consegue com vitórias em casa e a conquista de bons resultados fora,” afirma.
Não é o caso do próximo adversário, o São Bento, que iniciou na Série B com desempenho baixo, com derrota para o Atlético Goianiense, por 3 a 1, no Walter Ribeiro. Neste sábado, a equipe de Sorocaba vai ao Orlando Scarpelli para enfrentar o Figueirense. Apesar de o campeonato ainda estar em sua fase inicial, o São Bento já se encontra na zona de rebaixamento. O clube foi rebaixado neste ano para a Série A2 do Campeonato Paulista.
Mudanças
Com as contratações feitas desde o Campeonato Paulista, quando o clube se livrou do rebaixamento na última rodada, até aqui Roberto Cavalo tem em mãos um elenco mais robusto, o que lhe proporciona várias opções táticas. Um dos exemplos ocorreu no triunfo sobre o Vitória, de virada, por 3 a 1, em casa, quando o atacante Felipe Saraiva entrou no segundo tempo e fez a diferença.
Em Belo Horizonte, na vitória sobre o América-MG, foi a vez de Higor Meritão entrar no lugar de Jonata Machado e construir a jogada que propiciou ao volante Marlon Freitas o arremate certeiro contra o gol do Coelho e garantiu três pontos fora de casa. “Essa mobilidade possibilita alterar a equipe e surpreender o adversário,” afirmou o técnico.
Ausência
E o técnico Roberto Cavalo tem razão, já que poderá ter um desfalque importante para o próximo compromisso: ao atacante Felipe Saraiva, que foi substituído em Belo Horizonte depois de sentir a coxa esquerda. Ele passou por exames médicos e deverá se ausentar por até três semanas, segundo previsão do departamento médico do clube.