O Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto vai permanecer aberto ao público neste feriadão de carnaval, entre este sábado, 26 de fevereiro, e terça-feira, 1º de março. Porém, permanecerá fechado na segunda-feira (28) e na Quarta-Feira de Cinzas (2).
Toda a extensão ao ar livre estará aberta ao público no final de semana prolongado, sendo possível caminhar pelas ruas e passarelas, inclusive o Jardim Japonês, contemplando toda a beleza ecológica, como as árvores centenárias e o bioma de Mata Atlântica característico do local.
Há totens com álcool em gel ao longo do percurso de visitação e áreas técnicas para assepsia das mãos. O uso de máscara facial é obrigatório. O Bosque Fábio Barreto, considerado um dos mais importantes pontos gratuitos de lazer, turismo e cultura de Ribeirão Preto, cartão postal da cidade, recebeu aproximadamente 95 mil visitantes no ano passado, durante a pandemia.
Quem for ao zoo poderá ver o urso de óculos Renan e a elefanta Maison, além de tucanos, antas, quatis, onças, jacarés, cisnes, Recanto das Aves e Praça das Aves, entre outros. A administração recomenda aos visitantes o distanciamento social. Também é recomendado o uso de garrafas de água individuais para que não seja necessário o uso de bebedouros públicos.
Por meio do “Uma nova chance”, o zoológico recebe de munícipes, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), secretarias de Meio Ambiente e outras instituições, animais silvestres vítimas de maus-tratos, atropelamentos, queimadas, apreensões, entre outras causas.
O Bosque Fábio Barreto sempre desenvolveu um importante papel para os cuidados, tratamento e reabilitação de animais silvestres. Mesmo durante a pandemia, a atuação não parou. Com a evolução do programa, a equipe recebeu, até o mês de novembro, 1.136 animais das mais variadas espécies.
Na lista estão primatas (saguis, bugios, macacos-prego), gambás, cachorros-do-mato, raposas, lobos-guará, onças-pardas, jaguatiricas, tamanduás, jiboias, cágados, jabutis, lagartos e inúmeras espécies de aves como gaviões, corujas, maritacas, periquitos, papagaios e alguns invertebrados e anfíbios ocasionalmente.
Informações sobre bichos silvestres feridos ou perdidos podem ser passadas para o Corpo de Bombeiros (telefone 193), Polícia Ambiental (3996- 0450) e o zoológico (99969- 2728). O Bosque Fábio Barreto fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos.
Atende presencialmente de quarta-feira a domingo, das nove horas às 16h30, com diversas medidas de segurança para evitar a propagação da covid-19. Fecha aos feriados. Mais informações podem ser solicitadas pelos telefones (16) 3636-2283 e 3636-2513.
A entrada é franca. O zoológico tem cerca de 830 animais de 156 espécies sob seus cuidados. O Bosque de Ribeirão Preto está localizado no Parque Municipal Morro do São Bento, um espaço de lazer com 250.880 metros quadrados de muita área verde com Jardim Japonês, lagos, flores, quiosques, pontes, alamedas para caminhadas e um mirante de 45 metros de altura.
No local existem 30 espécies de primatas, felinos e roedores, entre eles pumas, onças, capivaras, cervos, antas, saguis, micos raros e os divertidos macacos-prego. No setor de répteis faz sucesso o Terrário com suas serpentes peçonhentas e não peçonhentas (sem veneno).
Ainda tem lagos com tartarugas, lagartos e jacarés em extinção, como o jacaré-de-papo-amarelo. Já no Aquário do zoológico municipal existem peixes brasileiros de várias espécies, raias e lontras. Também há aves de todos os tipos, como araras e tucanos.