Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Bosque solta 41 aves reabilitadas  

Após processo de resgate e reabilitação, 41 aves puderam retornar para a natureza (Divulgação)

O Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto realizou, na quinta-feira, 11 de janeiro, a soltura de 41 aves nativas na Estação Ecológica de Mata de Santa Tereza. Os pássaros foram reabilitados pela equipe técnica multidisciplinar, composta por veterinários, biólogos e zootecnista.  
 
Foram reintroduzidas em ambiente natural cinco jandaiasdetestavermelha, uma corujaorelhuda, três corujasburaqueiras, quatro periquitosdoencontroamarelo, dois gaviõescarcarão, quatro rolinhasroxas, três urubusde cabeça preta, seis periquitosrei, duas asasbrancas, cinco maritacas, quatro tucanos, um gaviãocarijó e uma curicaca. 
 
Os animais silvestres vitimados chegam ao Hospital Veterinário provenientes da ação da fiscalização ambiental, resgates ou entrega voluntária por meio da Guarda Civil Municipal; Corpo de Bombeiros; Polícia Ambiental ou munícipes. De acordo com Otávio Guilherme Gonçalves de Almeida, biólogo responsável técnico, as aves que são reintroduzidas devem passar por uma avaliação comportamental complexa. 
 
O diagnóstico envolve a capacidade de voo e de obtenção de alimentos por conta própria, caracterizando a aptidão de forrageamento de cada espécie. “O manejo nutricional desses animais deve considerar os parâmetros mensurados pela equipe médico-veterinária referente à frequência cardíaca, glicemia, temperatura, score corporal, peso e hidratação, o que permite a prescrição de uma dieta personalizada”, destaca o zootecnista Alexandre Gouvêa.  
 
“A identificação correta da espécie é fundamental para a formulação das dietas e reabilitação desses animais”, ressalta. Por fim, as aves foram individualizadas por meio de microchipagem realizada pelos setores de Biologia e Veterinária. Foram realizados exames diversos para apoiar a decisão de soltura dos animais, fato que justificou a outorga da licença de soltura pelo Departamento de Fauna Silvestre do Estado de São Paulo (Defau) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). 
 
O Hospital Veterinário do Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto, em Ribeirão Preto, conta com uma ampla estrutura e equipe multidisciplinar para o atendimento completo de animais silvestres vitimizados na região.  
Após passar pelo setor de medicina veterinária para a realização de exames, análises laboratoriais e físicas, o animal é encaminhado para o setor de quarentena garantindo a preservação de outros animais. 
 
Dentre os procedimentos adotados pela equipe está a identificação ou marcação através de anilhas ou microchips, avaliação ambulatorial, recuperação nutricional, exames coproparasitológicos, reabilitação, laudos de sanidade, aptidão para soltura e destinação com autorização as Secretaria Estadual de Meio Ambiente. 
 
O Bosque Fábio Barreto abre de quarta-feira a domingo. A entrada é gratuita. Fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos. Mais informações podem ser solicitadas pelos telefones (16) 3636-2283 e 3636-2513.    
Conta com um espaço de área verde de 250.880 , onde vivem mais de 700 animais de 180 espécies, entre aves, peixes, mamíferos, répteis e anfíbios.  
 

Postagens relacionadas

TJSP mantém saidinha de presos em junho

Luque

PIB sobe 0,8% no trimestre 

Redação 2

Etanol a partir do milho

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com