O Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto, considerado um dos mais importantes pontos gratuitos de lazer, turismo e cultura de Ribeirão Preto, cartão postal da cidade, recebeu aproximadamente 95 mil visitantes no ano passado, durante a pandemia.
Para isso, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente afirma que a retomada das atividades do Bosque Fábio Barreto foi planejada, seguindo o protocolo de segurança sanitária de combate à covid-19. Foram instalados totens com álcool em gel ao longo do percurso de visitação e áreas técnicas para assepsia das mãos.
Já o Setor de Zootecnia do zoológico evoluiu para um sistema de “Nutrição de Precisão”, com a finalidade de oferecer os macros e micronutrientes necessários para melhorar a saúde e bem-estar dos animais do plantel e dos recebidos por meio do Programa “Uma nova chance”.
Anteriormente, o processo de nutrição era realizado mediante a análise de critérios relativos à espécie, sexo, idade, dimensões do recinto, estado clínico do animal, entre outros, e passou a ser elaborado levando em conta os nutrientes de cada alimento oferecido aos animais.
Também passou a ser realizado de modo individual para aqueles que estão em processo intensivo de cuidados médicos ou em fase de reabilitação. O Bosque Fábio Barreto sempre desenvolveu um importante papel para os cuidados, tratamento e reabilitação de animais silvestres.
Por meio do “Uma nova chance”, o zoológico recebe de munícipes, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), secretarias de Meio Ambiente e outras instituições, animais silvestres vítimas de maus-tratos, atropelamentos, queimadas, apreensões, entre outras causas.
Mesmo durante a pandemia, a atuação não parou. Com a evolução do Programa, a equipe recebeu, até o mês de novembro, 1.136 animais das mais variadas espécies. Na lista estão primatas (saguis, bugios, macacos-prego), gambás, cachorros-do-mato, raposas, lobos-guará, onças-pardas, jaguatiricas, tamanduás, jiboias, cágados, jabutis, lagartos e inúmeras espécies de aves como gaviões, corujas, maritacas, periquitos, papagaios e alguns invertebrados e anfíbios ocasionalmente.
Informações sobre bichos silvestres feridos ou perdidos podem ser passadas para o Corpo de Bombeiros (telefone 193), Polícia Ambiental (3996-0450) e ao zoológico (99969-2728). O Bosque Fábio Barreto fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos. Atende presencialmente de quarta-feira a domingo, das nove horas às 16h30, com diversas medidas de segurança para evitar a propagação da covid-19. Fecha aos feriados. Mais informações podem ser solicitadas pelos telefones (16) 3636-2283 e 3636-2513.
A entrada é franca. O zoológico tem cerca de 830 animais de 156 espécies sob seus cuidados. O Bosque de Ribeirão Preto está localizado no Parque Municipal Morro do São Bento, um espaço de lazer com 250.880 metros quadrados de muita área verde com Jardim Japonês, lagos, flores, quiosques, pontes, alamedas para caminhadas e um mirante de 45 metros de altura.
No local existem 30 espécies de primatas, felinos e roedores, entre eles pumas, onças, capivaras, cervos, antas, saguis, micos raros e os divertidos macacos-prego. No setor de répteis faz sucesso o Terrário com suas serpentes peçonhentas e não peçonhentas (sem veneno) e lagos com tartarugas, lagartos e jacarés em extinção, como o jacaré-de-papo-amarelo.
Já no Aquário existem peixes brasileiros de várias espécies, raias e lontras. Também há aves de todos os tipos, como araras e tucanos. Desde 2011, os animais do Bosque Fábio Barreto recebem presentes em comemoração ao Natal. Neste ano não deve ser diferente.
Serviço
Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto
Endereço: rua Liberdade s/ nº, Campos Elíseos
Telefones: (16) 3636-2283 e 3636-2513
Entrada: gratuita
Abertura: de quarta-feira a domingo, além de feriados
Horário: das nove às 16h30