Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Bosque registra 95 mil ‘visitas’

JF PIMENTA/ARQUIVO

O Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto, considerado um dos mais importantes pontos gratuitos de lazer, turismo e cultura de Ribeirão Preto, cartão postal da cidade, rece­beu aproximadamente 95 mil visitantes no ano passado, durante a pandemia.

Para isso, a Secretaria Muni­cipal do Meio Ambiente afirma que a retomada das atividades do Bosque Fábio Barreto foi pla­nejada, seguindo o protocolo de segurança sanitária de combate à covid-19. Foram instalados to­tens com álcool em gel ao longo do percurso de visitação e áreas técnicas para assepsia das mãos.

Já o Setor de Zootecnia do zoológico evoluiu para um sis­tema de “Nutrição de Precisão”, com a finalidade de oferecer os macros e micronutrientes neces­sários para melhorar a saúde e bem-estar dos animais do plan­tel e dos recebidos por meio do Programa “Uma nova chance”.

Anteriormente, o proces­so de nutrição era realizado mediante a análise de critérios relativos à espécie, sexo, idade, dimensões do recinto, estado clínico do animal, entre outros, e passou a ser elaborado levando em conta os nutrientes de cada alimento oferecido aos animais.

Também passou a ser reali­zado de modo individual para aqueles que estão em processo intensivo de cuidados médicos ou em fase de reabilitação. O Bosque Fábio Barreto sempre desenvolveu um importante papel para os cuidados, trata­mento e reabilitação de ani­mais silvestres.

Por meio do “Uma nova chance”, o zoológico recebe de munícipes, Corpo de Bombei­ros, Polícia Militar Ambiental, Instituto Brasileiro de Meio Am­biente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), secretarias de Meio Ambiente e outras ins­tituições, animais silvestres ví­timas de maus-tratos, atropela­mentos, queimadas, apreensões, entre outras causas.

Mesmo durante a pandemia, a atuação não parou. Com a evolução do Programa, a equipe recebeu, até o mês de novembro, 1.136 animais das mais variadas espécies. Na lista estão primatas (saguis, bugios, macacos-prego), gambás, cachorros-do-mato, ra­posas, lobos-guará, onças-par­das, jaguatiricas, tamanduás, jiboias, cágados, jabutis, la­gartos e inúmeras espécies de aves como gaviões, corujas, maritacas, periquitos, papa­gaios e alguns invertebrados e anfíbios ocasionalmente.

Informações sobre bichos silvestres feridos ou perdidos podem ser passadas para o Cor­po de Bombeiros (telefone 193), Polícia Ambiental (3996-0450) e ao zoológico (99969-2728). O Bosque Fábio Barreto fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos. Atende presen­cialmente de quarta-feira a do­mingo, das nove horas às 16h30, com diversas medidas de segu­rança para evitar a propagação da covid-19. Fecha aos feriados. Mais informações podem ser solicitadas pelos telefones (16) 3636-2283 e 3636-2513.

A entrada é franca. O zooló­gico tem cerca de 830 animais de 156 espécies sob seus cuidados. O Bosque de Ribeirão Preto está localizado no Parque Municipal Morro do São Bento, um espa­ço de lazer com 250.880 metros quadrados de muita área ver­de com Jardim Japonês, lagos, flores, quiosques, pontes, ala­medas para caminhadas e um mirante de 45 metros de altura.

No local existem 30 espé­cies de primatas, felinos e ro­edores, entre eles pumas, on­ças, capivaras, cervos, antas, saguis, micos raros e os di­vertidos macacos-prego. No setor de répteis faz sucesso o Terrário com suas serpen­tes peçonhentas e não peço­nhentas (sem veneno) e lagos com tartarugas, lagartos e jacarés em extinção, como o jacaré-de-papo-amarelo.

Já no Aquário existem pei­xes brasileiros de várias espé­cies, raias e lontras. Também há aves de todos os tipos, como araras e tucanos. Desde 2011, os animais do Bosque Fábio Barreto recebem presentes em comemoração ao Natal. Neste ano não deve ser diferente.

Serviço
Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto
Endereço: rua Liberdade s/ nº, Campos Elíseos
Telefones: (16) 3636-2283 e 3636-2513
Entrada: gratuita
Abertura: de quarta-feira a domingo, além de feriados
Horário: das nove às 16h30

Postagens relacionadas

Criança morre atropelada em rodovia da região

Luque

Magalu abre 400 vagas temporárias em Franca

Redação 1

Entidades avaliam acessibilidade de plataformas para reuniões virtuais

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com