Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Bosque reabrirá no dia 5 de maio

JF PIMENTA/ARQUIVO

O Bosque Zoológico Mu­nicipal Doutor Fábio de Sá Barreto será reaberto ao pú­blico na próxima quarta-feira, 5 de maio, com diversas medi­das de segurança para evitar a propagação da covid-19. Ini­cialmente, o funcionamento será de quarta a sexta-feira, das nove horas às 16h30, com fechamento aos finais de se­mana e feriados.

Por causa da pandemia do coronavírus, medidas de segu­rança foram tomadas a fim de garantir um passeio divertido e seguro para todos os visitantes do Bosque Fábio Barreto. A re­abertura foi considerada em eta­pas, com as áreas de menor risco sendo retomadas inicialmente (áreas abertas de visitação) e as áreas mais complexas posterior­mente (Aquário e Terrário). Sen­do assim, os prédios do Aquário e Terrário estarão fechados ao público por serem setores que não estão ao ar livre.

O funcionamento do Bos­que Zoológico foi planejado visando cuidados com a hi­giene, sendo exigido dos visi­tantes o uso de máscaras e o distanciamento social. No re­cinto, há distribuição de totens com álcool em gel ao longo do percurso de visitação e áre­as técnicas para assepsia das mãos. Há, ainda, Estações de Educação Ambiental alocadas na entrada (recepção) e no in­terior do Bosque para orienta­ção dos visitantes e promoção da educação ambiental.

Também foram providen­ciadas demarcações de solo indicando o distanciamento seguro de dois metros para o público, a fim de evitar aglo­merações no percurso de visi­tação. Durante o período em que o Bosque Fábio Barreto fi­cou fechado ao público, a equi­pe técnica seguiu trabalhando com protocolos sanitários para garantir a saúde dos animais.

A administração do parque recomenda aos visitantes o uso de garrafas de água individu­ais, já que o uso dos bebedou­ros públicos está suspenso no interior do Bosque Zoológico Fábio Barreto. O local fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos. Agendamen­tos e mais informações podem ser solicitados pelos telefones (16) 3636-2283 e 3636-2513. A entrada é franca.

O zoológico tem cerca de 830 animais de 156 espécies sob seus cuidados. O Bosque de Ribeirão Preto está localiza­do no Parque Municipal Mor­ro do São Bento, um espaço de lazer com 250.880 metros quadrados de muita área ver­de com Jardim Japonês, lagos, flores, quiosques, pontes, ala­medas para caminhadas e um mirante de 45 metros de altura.

No local existem 30 espé­cies de primatas, felinos e roe­dores, entre eles pumas, onças, capivaras, cervos, antas, saguis, micos raros e os divertidos ma­cacos-prego. No setor de répteis faz sucesso o Terrário com suas serpentes peçonhentas e não peçonhentas (sem veneno) e lagos com tartarugas, lagartos e jacarés em extinção, como o jacaré-de-papo-amarelo.

Já no Aquário existem pei­xes brasileiros de várias espé­cies, raias e lontras. Também há aves de todos os tipos, como araras e tucanos. Desde 2011, os animais do Bosque Fábio Barreto recebem presentes em comemoração ao Natal. Neste ano não deve ser diferente.

O Bosque Fábio Barreto atende cerca de três animais resgatados e feridos por dia. Essa também é a média anu­al, segundo dados do projeto “Uma nova chance”. A maioria deles é vítima da própria ação humana, como as queimadas. Informações sobre bichos sil­vestres feridos ou perdidos po­dem ser passadas para o Corpo de Bombeiros (telefone 193), Polícia Ambiental (3996-0450) e do zoológico (99969-2728).

Postagens relacionadas

Após 20 anos de privatização, uso do telefone mudou

Redação 1

Bolsonaro diz que pedirá ao STF acesso a mensagens da Lava Jato

William Teodoro

Três ficam feridos em acidente na zona Sul

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com