Mesmo com portas fechadas para o público, o Bosque e Zoológico Municipoal Doutor Fábio de Sá Barreto segue com a rotina normal de cuidados com os animais que residem no local. Seguindo decreto municipal, os funcionários utilizam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e trabalham em escala especial para evitar aglomeração.
“A alimentação e os serviços de atendimento veterinário, limpeza dos animais e recintos estão sendo realizados para garantir que todas as espécies tenham suas necessidades atendidas de forma absolutamente normal e visando sempre o bem-estar dos animais”, informa o diretor do zoo, Alexandre Gouvêa.
Diariamente, os mais de 60 recintos são higienizados e todas as bandejas de alimentação são preparadas seguindo cardápio que atende exigências nutricionais de cada espécie. Todos os dias, os animais passam por avaliação veterinária e se qualquer alteração de comportamento é identificada, imediatamente as providências necessárias são tomadas.
Os cuidados com a proliferação do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue – também continuam normalmente. As equipes da Vigilância em Saúde realizam, de forma periódica, vistoria em todos os recintos, além de fazer orientações e recomendações quanto ao acúmulo de água para evitar a dengue.
Por causa da pandemia mundial de coronavírus, e para evitar a propagação da covid-19 em Ribeirão Preto, o Bosque Fábio de Sá Barreto ficará fechada até o final de abril. O zoológico tem cerca de 830 animais de 156 espécies sob seus cuidados.
O Bosque de Ribeirão Preto está localizado no Parque Municipal Morro do São Bento, um espaço de lazer com 250.880 metros quadrados de muita área verde com Jardim Japonês, lagos, flores, quiosques, pontes, alamedas para caminhadas e um mirante de 45 metros de altura.
No local existem 30 espécies de primatas, felinos e roedores, entre eles pumas, onças, capivaras, cervos, antas, saguis, micos raros e os divertidos macacos-prego. No setor de répteis faz sucesso o Terrário com suas serpentes peçonhentas e não peçonhentas (sem veneno) e lagos com tartarugas, lagartos e jacarés em extinção, como o jacaré-de-papo-amarelo.
Já no Aquário existem peixes brasileiros de várias espécies, raias e lontras. Também há aves de todos os tipos, como araras e tucanos. O Bosque Fábio Barreto fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos, na Zona Norte. Quando reabrir, atenderá de quarta-feira a domingo. Mais informações podem ser solicitadas pelos telefones (16) 3636- 2283 e 3636-2513.