Tribuna Ribeirão
Geral

Bosque mantém rotina com animais

FL PITON /ARQUIVO

Mesmo com portas fecha­das para o público, o Bosque e Zoológico Municipoal Doutor Fábio de Sá Barreto segue com a rotina normal de cuidados com os animais que residem no local. Seguindo decreto municipal, os funcionários utilizam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e trabalham em escala especial para evitar aglomeração.

“A alimentação e os serviços de atendimento veterinário, lim­peza dos animais e recintos estão sendo realizados para garantir que todas as espécies tenham suas necessidades atendidas de forma absolutamente normal e visando sempre o bem-estar dos animais”, informa o diretor do zoo, Alexandre Gouvêa.

Diariamente, os mais de 60 recintos são higienizados e todas as bandejas de alimen­tação são preparadas seguindo cardápio que atende exigências nutricionais de cada espécie. Todos os dias, os animais pas­sam por avaliação veteriná­ria e se qualquer alteração de comportamento é identificada, imediatamente as providências necessárias são tomadas.

Os cuidados com a pro­liferação do mosquito Aedes aegypti – transmissor da den­gue – também continuam normalmente. As equipes da Vigilância em Saúde realizam, de forma periódica, vistoria em todos os recintos, além de fazer orientações e recomendações quanto ao acúmulo de água para evitar a dengue.

Por causa da pandemia mundial de coronavírus, e para evitar a propagação da covid-19 em Ribeirão Preto, o Bosque Fá­bio de Sá Barreto ficará fechada até o final de abril. O zoológico tem cerca de 830 animais de 156 espécies sob seus cuidados.

O Bosque de Ribeirão Preto está localizado no Parque Mu­nicipal Morro do São Bento, um espaço de lazer com 250.880 metros quadrados de muita área verde com Jardim Japonês, la­gos, flores, quiosques, pontes, alamedas para caminhadas e um mirante de 45 metros de altura.

No local existem 30 espé­cies de primatas, felinos e roe­dores, entre eles pumas, onças, capivaras, cervos, antas, saguis, micos raros e os divertidos ma­cacos-prego. No setor de répteis faz sucesso o Terrário com suas serpentes peçonhentas e não pe­çonhentas (sem veneno) e lagos com tartarugas, lagartos e jaca­rés em extinção, como o jacaré­-de-papo-amarelo.

Já no Aquário existem pei­xes brasileiros de várias espécies, raias e lontras. Também há aves de todos os tipos, como araras e tucanos. O Bosque Fábio Barre­to fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos, na Zona Norte. Quando reabrir, atenderá de quarta-feira a domingo. Mais informações podem ser solici­tadas pelos telefones (16) 3636- 2283 e 3636-2513.

Postagens relacionadas

Larga Brasa

Redação 1

Larga Brasa

William Teodoro

COSTÁBILE ROMANO – Árvores podem ganhar proteção

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com