Tribuna Ribeirão
Geral

Bosque faz ‘arraiá’ para animais

FOTO: JF PIMENTA/ ESPECIAL PARA O TRIBUNA/ARQUIVO

O Setor de Bem-Estar Animal do Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto promoveu nesta sexta­-feira, 2 de julho, o “arraiá ju­nino”, com a oferta de alimen­tação enriquecida e ambiental temática e comidas típicas da época para os animais.

O urso de óculos Renan foi o primeiro a se alimentar. Ele re­cebeu uma maçã do amor e “fo­gueira” de milho cozido. Depois foi a vez da onça-parda ganhar um “balão de carne”. Já a elefante Maison foi alimentada com “fo­gueira” de cana-de-açúcar.

O enriquecimento am­biental dos pequenos prima­tas contou com “mangueira com pipoca”. O macaco-prego e do jabuti se deliciaram com a “barraca dos doces” e a “fo­gueira” com frutas e hibisco, respectivamente. Já a anta gahou “fogueira” com frutas e espeto no milho.

A arara terá o “buquê de pipoca”, o periquito e o papa­gaio receberam milho com espiga e sacos de pipoca e bandeira com sementes e sa­cos de pipoca, respectivamen­te. O “arraia” terminou por volta das 15 horas, com a ema e o enriquecimento de varal de frutas e bandeirinhas.

O evento junino acontece pela segunda vez. O Bosque Zoológico Fábio Barreto tam­bém promove anualmente enriquecimentos ambientais temáticos de Páscoa e Natal. Alexandre Gouvea, zootec­nista do Bosque Fábio Barre­to, diz que “o enriquecimento ambiental promove o estímulo comportamental, como tam­bém oferece uma diversifica­ção na dieta dos animais, cola­borando com seu o bem-estar”.

Ele finaliza ressaltando a im­portância do evento para que o público conheça o trabalho rea­lizado com os animais do zooló­gico. “Considero uma ferramen­ta importante para que o público visitante conheça o nosso traba­lho, além de proporcionarmos estímulos comportamentais mais próximos de um ambiente natural aos animais”, conclui o zootecnista.

O Bosque Fábio Barreto fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos. Nes­ta fase transição do Plano São Paulo, atende presencialmen­te de quarta à sexta-feira, das nove horas às 16h30, com di­versas medidas de segurança para evitar a propagação da covid-19. Fecha aos finais de semana e feriados.

Agendamentos e mais in­formações podem ser solicita­dos pelos telefones (16) 3636- 2283 e 3636-2513. A entrada é franca. O zoológico tem cerca de 830 animais de 156 espécies sob seus cuidados. O Bosque de Ribeirão Preto está localiza­do no Parque Municipal Mor­ro do São Bento, um espaço de lazer com 250.880 metros quadrados de muita área ver­de com Jardim Japonês, lagos, flores, quiosques, pontes, ala­medas para caminhadas e um mirante de 45 metros de altura.

No local existem 30 espé­cies de primatas, felinos e ro­edores, entre eles pumas, onças, capivaras, cervos, antas, saguis, micos raros e os divertidos ma­cacos-prego. No setor de répteis faz sucesso o Terrário com suas serpentes peçonhentas e não peçonhentas (sem veneno) e lagos com tartarugas, lagartos e jacarés em extinção, como o jacaré-de-papo-amarelo.

Já no Aquário existem pei­xes brasileiros de várias espé­cies, raias e lontras. Também há aves de todos os tipos, como araras e tucanos. Desde 2011, os animais do Bosque Fábio Barreto recebem presentes em comemoração ao Natal. Neste ano não deve ser diferente.

Postagens relacionadas

Estão abertas as inscrições para 23ª Prêmio Recall de Criação Publicitária

Redação 2

Larga Brasa

William Teodoro

Justiça concede liminar que obriga Transerp pagar salário atrasado

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com