Tribuna Ribeirão
Geral

Bosque de RP tem 45 espécies ameaçadas

O Bosque e Zoológico Muni­cipal Doutor Fábio de Sá Barreto abriga 45 espécies de animais ameaçadas de extinção – onze são nativas, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e 34 são exóticas, de acordo com levantamentos feitos pelo Estado de São Paulo neste ano. Segundo o médico veterinário do zoo de Ribeirão Preto, César Branco, a espécie mais preocupante é o mu­tum-do-sudeste.

O animal é nativo desta re­gião. “Como o Estado de São Paulo é um dos mais urbani­zados do país, os animais dessa localidade tendem a perder seus habitats com o processo de urba­nização, migram para as cidades e acabam atropelados, principal­mente”, comenta. Essa também é a explicação pela quantidade de espécies ameaçadas no estado e pela baixa quantidade delas no zoológico ribeirão-pretano.

O macaco bugio está entre as espécies encontradas no zoo de Ribeirão Preto. No Estado de São Paulo, o status é de alerta por cau­sa da ameaça de extinção, mas em outras unidades da Federação o primata já está extinto. “Por causa da febre amarela, essas espécies fo­ram atacadas. Não que elas trans­mitam a doença, mas sim porque a população sem conhecimento acabou matando vários animais”, explica César Branco.

As onze espécies ameaçadas, segundo o ICMBio, são o mico-leão-de-cara-dourada, bugio-rui­vo, arara-azul grande, cervo-do -pantanal, mutum-do-sudeste, ararajuba, jaguatirica, tamanduá -bandeira, gato-do-mato peque­no, onça-pintada e onça-parda. “Os animais predadores, como as onças, estão ameaçados por causa da caça. Outros, como a arara-azul grande, é pelo tráfico, principalmente, mas também pela perda de habitat”, diz o mé­dico veterinário.

 

Algumas espécies que vivem no Bosque de Ribeirão Preto são formadas por casais, como é o caso das onças-pintadas, terceiro maior felino do mundo. Lilica, no zoo desde 2007, e Spyke, vindo do zoológico do Centro de Integra­ção de Guerra na Selva (CIGS), já foram introduzidos para a re­produção, mas foi impossível. “O sêmen do Spyke foi estudado até no exterior e foi constatado que é inviável”, explica César Branco.

Os animais ameaçados, mas que têm ao menos dois gêne­ros diferentes no Bosque Fábio Barreto, são colocados para se reproduzirem e assim que nas­cem as crias são enviadas para programas de reprodução, bus­cando a preservação das espécies. “Vários animais ameaçados nas­ceram em cativeiro. É o caso do tamanduá-bandeira e do mutum-do-sudeste. As araras-azuis, que também têm casal, estão para reprodução”, diz o veterinário.

O Bosque Municipal Fábio Barreto abriga 156 espécies, num total de 830 animais. A prefeitura de Ribeirão Preto iniciou estudos para verificar a viabilidade de uma Parceria Público-Privada (PPP) para administração do local, que recebe cerca de 25 mil pessoas por mês – mais de mil por dia, já que não abre às segundas e terças-feiras. A entrada é franca. Está localizado no Parque Municipal Morro do São Bento, um espa­ço de lazer com 250.880 metros quadrados de muita área verde com Jardim Japonês, lagos, flo­res, quiosques, pontes, alamedas para caminhadas e um mirante de 45 metros de altura.

O zoo tem 288 peixes de 33 espécies, 233 répteis de 25 espé­cies, 193 aves de 65 espécies e 119 mamíferos de 33 espécies. Os destaques são os elefantes asiáti­cos Mayson e Bambi, o urso de óculos Renan, as onças pintadas Lilica e Spyke, as suçuaranas Tito e Tite, os leões Simba e Zeus, a anta brasileira Giovane, o macaco aranha Maya e o mandril Prince, conhecido como Teco. O bosque, criado em 1937, tem 138 recintos para os animais. O local funciona de quarta a domingo, das nove às 16h30. Fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos. Agendamentos escolares e mais informações podem ser solicita­das pelos telefones (16) 3636-2283 e 3636-2513.

Postagens relacionadas

Prefeitura começa a recadastrar servidor

Redação 1

Larga Brasa

Redação 1

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com