Por causa da pandemia mundial de coronavírus, e para evitar a propagação do covid-19 em Ribeirão Preto, o Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto não vai abrir nesta quarta-feira, 18 de março, e permanecerá fechado por 15 dias, até o início de abril.
A informação foi anunciada pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) depois de uma reunião do prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) com secretários e promotores de eventos – o governo estadual e o município proibiram a realização de eventos com público igual ou superior a 500 pessoas.
O zoológico tem cerca de 830 animais de 156 espécies sob seus cuidados. O Bosque de Ribeirão Preto está localizado no Parque Municipal Morro do São Bento, um espaço de lazer com 250.880 metros quadrados de muita área verde com Jardim Japonês, lagos, flores, quiosques, pontes, alamedas para caminhadas e um mirante de 45 metros de altura.
No local existem 30 espécies de primatas, felinos e roedores, entre eles pumas, onças, capivaras, cervos, antas, saguis, micos raros e os divertidos macacos-prego. No setor de répteis faz sucesso o Terrário com suas serpentes peçonhentas e não peçonhentas (sem veneno) e lagos com tartarugas, lagartos e jacarés em extinção, como o jacaré-de-papo-amarelo.
Já no Aquário existem peixes brasileiros de várias espécies, raias e lontras. Também há aves de todos os tipos, como araras e tucanos. O Bosque Fábio Barreto fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos, na Zona Norte. Quando reabrir, atenderá de quarta-feira a domingo. Mais informações podem ser solicitadas pelos telefones (16) 3636-2283 e 3636-2513.