O Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto vai permanecer aberto ao público nesta sexta-feira, 21 de abril, Dia de Tiradentes – Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), mártir da Inconfidência Mineira. Funcionará normalmente, das nove horas às 16h30.
Permanecerá aberto no final de semana, no sábado, 22 de abril, Dia do Descobrimento do Brasil e no domingo (23). A entrada é gratuita. Fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos. Mais informações podem ser solicitadas pelos telefones (16) 3636-2283 e 3636-2513.
Motos
Medidas para intensificar a zeladoria, como limpeza e manutenção de cada setor, além da contratação de uma equipe para segurança motorizada e desarmada, visam garantir a preservação do patrimônio e a segurança das famílias que passeiam no local.
“Com avanço dessas boas práticas, iniciou-se neste mês de abril o serviço de segurança motorizada e desarmada para reforçar o trabalho de preservação do patrimônio público, bem como a segurança dos visitantes do Bosque Fábio Barreto”, explica o chefe de Divisão de Unidades de Conservação, Alexandre Felcar.
Considerado um dos mais importantes pontos de lazer e cultura gratuitos na cidade de Ribeirão Preto, o Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto recebeu mais de 257 mil visitantes no ano passado. Conta com um espaço de área verde de 250.880 m², onde vivem mais de 700 animais de 180 espécies, entre aves, peixes, mamíferos, répteis e anfíbios.
O espaço concentra uma reserva de Mata Atlântica, com árvores centenárias, como perobas, jequitibás, ipês e jatobás. O zoológico de Ribeirão Preto também abriga animais ameaçados de extinção, como arara-azul, ararajuba, suçuarana, lobo-guará, mutum-do-sudeste, urubu-rei, anta, tamanduá-bandeira, jaboti-tinga e tracajá.
Outra atração é o Aquário Municipal, com mais de 500 peixes de 56 espécies, distribuídos em nove tanques. Juntos, os tanques somam 300 metros quadrados e armazenam 186,5 mil litros de água. No local existem 30 espécies de primatas.
Felinos
Também abriga felinos e roedores, entre eles pumas, onças, capivaras, cervos, antas, saguis, micos raros e os divertidos macacos-prego. No setor de répteis faz sucesso o Terrário com suas serpentes peçonhentas e não peçonhentas (sem veneno).
O Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto de Ribeirão Preto ainda conta com lagos com tartarugas, lagartos e jacarés em extinção, como o jacaré-de-papo-amarelo. Também há aves de todos os tipos, como araras e tucanos, entre outras espécies.
O setor de Zootecnia do Bosque e Zoológico Fábio Barreto evoluiu para um sistema de “Nutrição de Precisão”, com a finalidade de oferecer macro e micronutrientes necessários para melhorar a saúde e bem-estar dos animais. O objetivo é oferecer uma alimentação balanceada com os nutrientes requeridos por cada espécie em função de sua idade, condição clínica e fase reprodutiva.
“O setor se tornou um pilar para o programa ‘Uma Nova Chance’, bem como para o bem-estar dos animais que permanecem no zoológico de Ribeirão Preto”, explica o zootecnista do Bosque Fábio Barreto, Alexandre Gouvêa. O espaço sempre desenvolveu um importante papel para os cuidados, tratamento e reabilitação de animais silvestres.
Por meio do programa “Uma Nova Chance”, o Bosque e Zoológico recebe de munícipes, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretarias de Meio Ambiente e outras instituições, animais silvestres vítimas de maus-tratos, atropelamentos, queimadas, apreensões, entre outras causas.