A Região Norte, incluindo a Amazônia, já se tornou um dos roteiros de viagem preferidos de quem gosta de estar perto de florestas, matas, rios, lagos e até de praias de água doce.
Belezas naturais, ampla biodiversidade, passeios culturais e gastronomia diferenciada são algumas das atrações que conquistam quem vai à Amazônia.
Confira alguns bons motivos para visitar a região.
Importância global
A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo. São quase 7 milhões de quilômetros quadrados, que abrigam a mais ampla biodiversidade do planeta e se estendem por países como Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela.
A biodiversidade da mata amazônica ocupa cerca de 60% do território brasileiro, passando por estados como Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.
Cenários inesquecíveis
Com um território tão amplo, a Amazônia ostenta paisagens naturais fascinantes. O Encontro das Águas, por exemplo, é uma das atrações mais famosas da região. Trata-se da confluência entre o rio Negro (de água preta) e o rio Solimões (de água barrenta).
Gastronomia única
Quem vai à Amazônia pode aproveitar o passeio para fazer uma viagem gastronômica. Vale a pena provar pescados como tucunaré, pirarucu, pacu e tambaqui.
Temperos e frutas locais, como cupuaçu, graviola, tucumã e patauá, também costumam conquistar o paladar dos viajantes.
Observação de animais
A Amazônia abriga 20% da fauna de todo o planeta. O número é tão impactante que muitos animais que habitam a floresta sequer foram descobertos por especialistas – centenas de novas espécies são catalogadas a cada ano.
Há, inclusive, espécies endêmicas, como boto-cor-de-rosa, tartaruga-mata-mata e galo-da-serra. Além disso, a selva é lar de serpentes, borboletas, rãs, primatas, aves e até felinos, como a onça-pintada.
Hotéis integrados à mata
Engana-se quem pensa que se hospedar na Floresta Amazônica significa encarar um “perrengue”. É possível encontrar opções de hospedagem incríveis em meio à mata, como o Juma Amazon Lodge, na região de Autazes. O complexo tem 19 bangalôs construídos sobre palafitas na copa das árvores, que oferecem vistas privilegiadas da fauna e da flora local.
Trilhas pela floresta
Caminhar pela floresta é uma ótima oportunidade para curtir a natureza de perto e sentir a essência da Amazônia. Durante os trajetos, é possível observar animais, além de tirar belas fotos.
O ideal é sempre realizar esse tipo de atividade na companhia de profissionais especializados.
Passeios de barco
Os passeios de barco também costumam atrair os viajantes que visitam a Amazônia. É possível optar por embarcações regionais ou se aventurar em canoas a remo para conhecer os igarapés (riachos) e igapós (floresta inundada que fica mais visível durante o período da cheia dos rios).
A época das secas é ideal para os fãs de pescaria. Dá até para programar um passeio para fisgar piranhas ou tucunarés.
Cultura indígena
A Amazônia também é lar de tribos indígenas. Algumas delas recebem viajantes e compartilham informações culturais com o público. É possível ver as ocas e até presenciar apresentações musicais e de dança.
Descanso e tranquilidade
A pandemia de covid-19 e a necessidade de distanciamento social incentivaram a procura de viajantes por destinos naturais e remotos. Mesmo com o avanço da vacinação e a liberação do uso de máscaras em alguns locais do País, muitas pessoas ainda preferem tirar férias longe de aglomerações.
A Amazônia é perfeita para esse tipo de viagem. De quebra, é possível curtir o ar livre e tirar um tempinho para se conectar com a natureza.