A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS), responsável pela rede de restaurantes populares do Programa Bom Prato, informou ao Tribuna que as duas unidades existentes em Ribeirão Preto – uma na rua Saldanha Marinho, no Centro, e outra ao lado a Unidade Campus do Hospital das Clinicas (HC) – não têm demanda suficiente que justifique a abertura aos sábados.
A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, após questionamento da reportagem dos motivos para a não inclusão da cidade entre as 31 unidades que passaram a servir alimentação aos sábados, in loco. O governo de São Paulo anunciou na semana passada que esses restaurantes populares passarão a servir refeição em seus salões para que o consumo seja feito no local.
Anteriormente, essa refeição era fornecida em marmitas. Já o café da manhã continuará sendo distribuído no interior das unidades e o jantar continuará a ser oferecido em marmitex. A mudança foi implantada no dia 15). Estão na relação cidades como Bauru, Campinas, Franca, Guarulhos, Santos São Bernardo do Campo, São José dos Campos e Taubaté.
Segundo a nota da secretaria, “estudos técnicos realizados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social detectaram que as unidades do Programa Bom Pratos localizadas no município de Ribeirão Preto não possuem demanda que justifique a abertura das unidades aos finais de semana”, diz o texto.
Afirma ainda que a definição sobre os dias de funcionamento de um restaurante Bom Prato é feita com base em estudos técnicos que levam em consideração critérios socioeconômicos e populacionais da região em que cada unidade está instalada.
Segundo dados divulgados no ano passado, o Bom Prato Centro de Ribeirão Preto serve diariamente mais de 2.300 refeições, sendo 1.750 no almoço e 300 no jantar, além de outras 300 no café da manhã. A entidade responsável pela unidade é Associação Espírita Casas de Betânia. O restaurante foi inaugurado em 22 de novembro de 2005. Fica na rua Saldanha Marinho nº 765.
Já o Bom Prato do HC Campus serve 1.400 almoços diariamente, dos quais 140 para crianças com até seis anos de idade e 1.260 para adultos, de segunda a sexta-feira, exceto aos feriados. O restaurante fica na avenida Governador Lucas Nogueira Garcez nº 500, no Parque Residencial Cidade Universitária, Zona Oeste da cidade.
Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, o Programa Bom Prato foi criado em 28 de dezembro de 2000. Tem como finalidade oferecer refeições saudáveis, de alta qualidade e a um custo acessível à população de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social.
Possui uma rede de restaurantes populares formada por 122 unidades instaladas no estado, sendo 76 fixas e 46 móveis, que estão distribuídas da seguinte forma: 25 na capital; 19 na região metropolitana de São Paulo; 23 no interior e nove no litoral. Atualmente, são servidas 136 mil refeições por dia útil, em todas as unidades, totalizando mais de 3,2 milhões refeições por mês.