Inaugurado em 22 de novembro de 2005, o Bom Prato de Ribeirão Preto completou 13 anos de atividade na quinta-feira. Neste período, mais de 4,6 milhões de pessoas foram atendidas no restaurante popular localizado na rua Saldanha Marinho nº 765, no Centro, que serve diariamente 1.750 refeições (almoço) ao preço de R$ 1 e 300 cafés da manhã por R$ 0,50.
Para Guido Desinde Filho, secretário municipal da Assistência Social e ex-gestor do Bom Prato, que participou de todas as fases de instalação e funcionamento do local, o espaço cumpre com o papel social desde a abertura oficial. “Eu acho que realmente atende as pessoas que precisam, as pessoas que estão em situação de carência financeira e emocional. Enfim, é um projeto muito importante para a população de Ribeirão Preto”, ressalta.
“Hoje é um dia muito especial, porque a entidade Casas de Betânia está muito feliz de comemorar os 13 anos do Bom Prato. Inclusive, essa nossa unidade foi a mais bem avaliada no ano passado entre as 52 unidades em funcionamento no estado de São Paulo. É gratificante poder servir um almoço especial e um pouco melhor do que é servido normalmente, que já é bom”, comemora Jorge Roberto Pimenta, presidente da Associação Espírita Casas de Betânia, que também está em festa pelos 56 anos de fundação.
O Bom Prato é um restaurante em que muitas pessoas, principalmente os aposentados, passaram a frequentar diariamente e a ganhar qualidade de vida com essa prática, diminuindo o uso de medicamentos graças a uma alimentação equilibrada, balanceada e na quantidade certa. “O projeto, de uma certa, forma minimiza vários outros aspectos na saúde e dignidade das pessoas”, ressalta Desinde Filho.
O prefeito Duarte Nogueira, por sua vez, diz que a cidade só teve a ganhar com o Bom Prato. “E, a partir de 2019, inauguraremos a segunda unidade em Ribeirão Preto, na rua Capitão Pereira Lago, próximo ao Hospital das Clínicas Unidade Campus, onde serão mais 1.400 refeições e 300 cafés por dia”, comemora.