O restaurante popular Bom Prato, unidade do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC/RP) será o primeiro a ser construído com projeto executivo elaborado exclusivamente para o restaurante popular. As demais unidades no Estado de São Paulo foram adaptadas em imóveis alugados.
Ribeirão Preto também se tornará pioneira na implantação de um Bom Prato que prioriza a sustentabilidade, sendo autossuficiente em energia solar e reúso de água, trazendo maior economia ao município e um impacto positivo para a região, além de priorizar o conforto e qualidade ao atendimento aos usuários, como a instalação de ar-condicionado. A unidade oferecerá em média, 1.400 refeições e 300 cafés da manhã por dia.
Com investimento de R$ 3,6 milhões, o prédio que abrigará o Bom Prato HC conta com área total de 2.460 m², sendo 1.103 m² construídos. A região também contará com uma praça que poderá ser utilizada por pacientes que aguardam pelos seus atendimentos.
Reivindicação de mais de uma década da população, a segunda unidade do Bom Prato atenderá pacientes e acompanhantes do Hospital das Clínicas, além da população de baixa renda da região Oeste. A unidade tem 70% das obras concluídas e será entregue à população ainda no primeiro semestre de 2022.
Bom Prato Centro
A prefeitura de Ribeirão Preto também entregará uma nova unidade do Bom Prato Centro – rua Lafaiete – para substituir o atual existente na rua Saldanha Marinho.
A nova estrutura contará com um anexo que oferecerá serviços de higiene, como banho, doação de roupas limpas, corte de cabelo e barbearia, voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social que frequentam o Bom Prato, atendimentos sociais emergenciais, rouparia, vestiário, banheiros femininos e masculinos com acessibilidade, barbearia e corte de cabelo e espaço administrativo. No local, ainda serão prestadas informações e triagem aos diversos programas da Secretaria da Assistência Social, como por exemplo o Centro Pop.
O Bom Prato Centro contemplará também um espaço pet, com objetivo de acolher os cães de estimação dos frequentadores do restaurante, especialmente aqueles que estão em situação de rua. Trata-se de um espaço seguro, que abrigará os animais enquanto seus tutores fazem suas refeições. O restaurante popular será referência no programa estadual, com um novo conceito estrutural e projeto pautado pelo acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O equipamento contará com espaço três vezes maior à atual estrutura, passando de 400 para 1500 metros, garantindo mais fluidez e qualidade no atendimento aos usuários. No novo endereço estão previstas diversas melhorias, como: ambiente climatizado, paisagismo, área livre para ventilação e iluminação naturais, sistema de captação de energia solar (placas fotovoltaicas) e captação e reúso de águas pluviais. A unidade, inaugurada em 2005, serve diariamente 300 cafés da manhã, 300 jantares e, aproximadamente, duas mil refeições.