A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) passou a operar nesta terça-feira, 11 de julho, um semáforo na avenida Governador Lucas Nogueira Garcez, no bairro Cidade Universitária, Zona Oeste da cidade. O sinaleiro está em frente ao restaurante popular Bom Prato, muito procurado por pacientes e funcionários da Unidade Campus do Hospital das Clínicas e por alunos e funcionários da Universidade de São Paulo (USP).
O movimento de pedestres é intenso. Na avenida há sinalização indicando travessia de pedestres na faixa à frente, além de limite de velocidade. Contudo, em junho, um homem de 59 anos foi atropelado por uma motocicleta e acabou morrendo. Ele atravessava a avenida na faixa quando uma motocicleta saiu de trás de um carro que estava parando para a travessia do pedestre. A vítima foi atropelada. O motociclista também ficou ferido no acidente.
Apesar de bem sinalizado, a Transerp optou por instalar o semáforo, pois os motoristas insistem em desrespeitar a faixa de pedestres naquele local. Além do Bom Prato, há um ponto de ônibus urbano ao lado da faixa de pedestres. Tanto na pista Bairro/Centro quanto na pista Centro/Bairro também foram implantadas novas sinalizações horizontal e vertical, como faixa de travessia para pedestres, além de placas de orientação aos condutores em alerta sobre o novo equipamento.
“Esta é mais uma nova instalação na cidade que foi possível depois de vários levantamentos técnicos. A nossa intenção principal é melhorar as condições de segurança de pedestres e condutores veiculares”, destaca o superintendente da Transerp, o engenheiro Marcelo Galli. Agentes civis e técnicos da empresa continuarão com o trabalho de monitoramento em toda a região para garantir segurança na circulação de veículos.