Tribuna Ribeirão
Geral

Bom para Palocci STF valida delações negociadas pela PF

Por 10 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal (STF) confir­mou ontem (20) a validade da autorização legal para que dele­gados das polícias Civil e Fede­ral possam negociar delações premiadas, conforme previsto na Lei de Organizações Crimi­nosas (12.850/2013). Para os ministros, delegados podem usar os depoimentos de cola­boração como instrumento de obtenção de provas durante a investigação.

A decisão terá impacto nas delações de investigados na Operação Lava Jato que não conseguiram assinar acordos com a força-tarefa de procura­dores do Ministério Público e tentaram acordo com a Polícia Federal, como o ex-ministro Antônio Palocci e o publicitá­rio Duda Mendonça. Com a decisão do STF, a Justiça pode­rá decidir sobre a homologação dos acordos.

O ex-prefeito de Ribeirão Preto e ex-ministro da Fazen­da de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e ex-ministro da Casa Ci­vil de Dilma Rousseff, cumpre pena de 12 anos, dois meses e 20 dias de prisão, pelo juiz Sergio Moro, em regime pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Palocci ocupou as pastas da Fazenda, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da Casa Civil, na gestão de Dilma Rousseff (PT).

A norma foi questionada no Supremo pela Procurado­ria-Geral da República (PGR), em 2016. Na ocasião, o ex-pro­curador-geral da República, Rodrigo Janot, alegou que a possibilidade de a PF realizar acordos enfraquece a atribui­ção exclusiva do Ministério Público (MP) de oferecer de­núncia contra criminosos.

A PGR também sustentou que delegados não têm a prer­rogativa de oferecer prêmios ao colaborador, uma vez que cabe somente ao Ministério Público o papel de apresentar denúncia contra o criminoso.

A ministra Cármen Lúcia disse que o instituto da cola­boração “é um prêmio para a cidadania e contra o crime” e tem objetivo de tornar as in­vestigações mais rápidas, prin­cipalmente, as que envolvem organizações criminosas. “A colaboração é um negócio ju­rídico e, dessa forma, apenas uma ferramenta para se chegar a obtenção de provas”, disse.

Postagens relacionadas

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 50 milhões nesta quinta

William Teodoro

Bolsonaro não sabe se vai ser candidato

Redação 1

Cristo Redentor celebra 90 anos

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com