Pesquisa presidencial divulgada nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Datafolha revela que o Candidato Jair Bolsonaro (PSL) manteve 28% das intenções de voto e mostrou estável á medição anterior. O petista Fernando Haddad subiu quatro pontos e agora soma 22%. O pedetista Ciro Gomes perdeu um ponto e caiu de 12% para 11%. Geraldo Alckmin, do PSDB, tem 10% , cinco a mais que Marina Silva (Rede), que tem 5% e está em queda livre.
João Amoedo tem a preferência de 3% dos eleitores, à frente de Álvaro Dias, com 2%, o mesmo índice obtido por Henrique Meirelles, do MDB. Cabo Daciolo, Guilherme Boulos e Vera Lúcia foram citados por 1% dos entrevistados. José Maria Eymael e João Goulart Filho não pontuaram.
O Datafolha também mediu o índice de rejeição de todos os candidatos. Entre os cinco primeiros colocados na pesquisa, Jair Bolsonaro tem 46%, seguido por Haddad, com 32%, Marina Silva, com 28% e Geraldo Alckmin, com 24%. Ciro Gomes, do PDT, tem 21% de rejeição. As menores rejeições são de João Amoedo e João Goulart Filho, ambos com 14%.
Segundo turno
Apesar de se manter estável nas intenções de voto para o primeiro turno, o presidenciável do PSL passou a perder para todos os adversários nas simulações de segundo turno. Fernando Haddad saiu do empate em 41% e venceria Bolsonaro por 45% a 39%.
Enfrentando Bolsonaro no segundo turno, Ciro Gomes ampliou sua vantagem contra o adversário. Na semana anterior, o pedetista venceria por 45% a 39% e agora supera Bolsonaro por 48% a 38%. Contra Alckmin, Bolsonaro teria 38% e seria vencido pelo tucano, que teria 45% dos votos.
Em uma eventual disputa entre Haddad e Alckmin, os dois empatam com 39% na pesquisa. Já Ciro venceria Haddad por 41% a 35%.
A pesquisa Datafolha tem uma margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. Foram ouvidos 9 mil eleitores em 343 municípios de 26 a 28 de setembro.
O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08687/2018.