Tribuna Ribeirão
Política

Bolsonaro sofre duas derrotas em 24 horas

MARCELO CAMARGO/AG.BR.

O presidente Jair Bolso­naro sofreu duas duras der­rotas nesta quarta-feira, 25 de agosto. O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribu­nal Federal, ordenou o ar­quivamento de quatro ações encaminhadas à Corte pelo mandatário da nação e pelo Diretório Nacional do PTB, que questionavam a abertu­ra de inquérito pelo STF sem autorização prévia do Minis­tério Público Federal.

As ações questionavam um artigo do regimento interno que possibilitou a abertura do inquérito das fake news. Bol­sonaro e o PTB pediram ao STF que anulasse esse artigo, o que passaria a exigir a auto­rização prévia do MPF para qualquer novo inquérito da suprema corte. A possibilidade de investigações serem insta­ladas por decisão própria do tribunal já havia sido analisada pelos ministros no julgamento que permitiu a instauração do inquérito das fake news.

As ações surgiram logo após o chefe do Executivo ser incluído na lista de investiga­dos do inquérito das fake news sob suspeita de ter promovi­do a disseminação de notícias falsas com o intuito de atacar ministros do Supremo. A deci­são foi tomada pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, que atendeu à notícia­-crime encaminhada pelo Tri­bunal Superior Eleitoral (TSE) apontando possíveis crimes do presidente na transmissão ao vivo em que Bolsonaro pro­meteu apresentar provas de fraude nas urnas eletrônicas, mas entregou somente um apanhado de notícias falsas já desmentidas pela corte.

Em retaliação, o presiden­te encaminhou ao Senado um pedido de impeachment con­tra Moraes. Nesta quarta-feira (25), o presidente do Congres­so, Rodrigo Pacheco (DEM­-MG), impôs mais uma derro­ta ao presidente ao decidir pelo arquivamento da solicitação. Em sua decisão no Supremo, o ministro Fachin ainda argu­mentou que os recursos utili­zados para contestar a norma do STF, as chamadas Ações de Descumprimento de Preceito Fundamental, não cabem nes­te caso em questão.

Por motivos técnicos e po­líticos, Rodrigo Pacheco rejei­tou e arquivou o pedido de im­peachment contra Alexandre de Moraes. “Quero crer que essa decisão possa constituir um marco de restabelecimento das relações entre os poderes, pacificação e união nacional”, disse Pacheco ao ler o arquiva­mento do pedido no plenário do Senado, nesta quarta-feira. “Além do lado técnico, há tam­bém o lado político de uma oportunidade para restabele­cer a boa relação entre os Po­deres”, disse.

O pedido de impeachment do ministro do STF fora pro­tocolado digitalmente pela Presidência da República dire­tamente no gabinete do presi­dente do Senado, assinado ape­nas por Bolsonaro. A demanda em si somava 17 páginas, mas o arquivo protocolado no Se­nado é bem maior, pois in­cluiu cópias de documentos pessoais de Bolsonaro e al­guns despachos de Moraes. O documento tinha a firma reconhecida de Bolsonaro, depositada em um cartório da Asa Norte de Brasília.

Na epígrafe do arquivo, Bolsonaro colocou um trecho da fala de Alexandre de Mora­es em sua sabatina no Senado, em 21 de fevereiro de 2017, quando o ministro disse reafir­mar sua “devoção com as liber­dades individuais” – as quais, no entender do presidente da República, o ministro atacou. Um desses ataques seria a de­cisão de Moraes, de mandar para a prisão o presidente na­cional do PTB, ex-deputado Roberto Jefferson e aliado de Bolsonaro, em 13 de agosto. No sábado, 21, Bolsonaro ar­gumentou que o pedido não era uma revanche.

No começo da semana, dez partidos de centro e de esquer­da se manifestaram contra o impeachment do ministro. Em duas notas separadas, os presidentes nacionais de DEM, MDB e PSDB, de um lado, e PT, PDT, PSB, Cidada­nia, PV, Rede Sustentabilida­de e PCdoB, de outro, saíram em defesa do ministro e co­braram respeito à indepen­dência dos poderes.

Postagens relacionadas

‘Ribeirão-pretano’ – Tarcísio de Freitas receberá cidadania

William Teodoro

Janela partidária fica aberta até 1º de abril

William Teodoro

Terceira via diz que vai lançar candidato único

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com