O Hospital Vila Nova Star informou nesta segunda-feira, 3 de janeiro, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) está estável, em tratamento e sem previsão de alta. Em nota, a instituição comunicou que o mandatário da nação deu entrada na sua unidade de São Paulo devido a um quadro de suboclusão intestinal.
O médico-cirurgião que acompanha o presidente, Antônio Luiz Macedo, afirmou que decidirá nesta terça-feira (4), após chegar ao Hospital Vila Nova Star, se será necessário operar o mandatário, que está internado com obstrução intestinal.
“A decisão se Bolsonaro vai ser operado ou não depende de um exame clínico criterioso por parte do cirurgião. Não é uma tomografia que vai dizer se vai ser operado, hemograma, PCR, nada disso. É o exame clínico adequado por parte do cirurgião”, afirmou o médico, por meio de um áudio no aplicativo de mensagens WhatsApp.
De acordo com o profissional, outros médicos do Vila Nova Star já examinaram o presidente na manhã de ontem e avaliaram que talvez a cirurgia não seja necessária. “Mas eu chegando, vou direto ao hospital, vou examinar direitinho e ver se há necessidade de operação ou não”, acrescentou Antônio Luiz Macedo, que acompanha o presidente desde setembro de 2018.
Na época, Bolsonaro sofreu uma facada na região do abdômen durante a campanha eleitoral. Ele não interrompeu as férias em São Francisco do Sul (SC) por causa das chuvas na Bahia, que causaram mais de 20 mortes (24 óbitos) e deixaram mais de 91 mil desabrigados. Mais cedo, o Palácio do Planalto havia confirmado a entrada do presidente no hospital.
De acordo com nota da Secretaria Especial de Comunicação (Secom), o presidente “passa bem” e novas informações serão divulgadas após a atualização do boletim médico. O presidente estava de férias em São Francisco do Sul (SC) desde a última segunda-feira, 27 de dezembro, e voltaria ontem para Brasília.
Na madrugada, deixou o litoral catarinense de helicóptero em direção a Joinville. De lá embarcou para São Paulo com a comitiva presidencial. No Vila Nova Star, onde deu entrada por volta das duas horas, Bolsonaro realizará uma tomografia e outros exames.
Bolsonaro havia dado entrada no Vila Nova Star pela última vez em julho de 2021, quando também sentiu dores abdominais e ficou quatro dias no hospital, localizado na Vila Nova Conceição, na Zona Sul da capital paulista. O presidente já realizou seis cirurgias em decorrência do atentado a faca sofrido em 2018, em Juiz de Fora, Minas Gerais.
O presidente Jair Bolsonaro confirmou no Twitter que faria exames no Hospital Vila Nova Star. “Comecei a passar mal após o almoço de domingo. Cheguei ao hospital às 03h00 de hoje. Me colocaram sonda nasogástrica. Mais exames serão feitos para possível cirurgia de obstrução interna na região abdominal”, escreveu Bolsonaro na rede social. Em uma foto divulgada junto com a publicação no Twitter, o presidente aparece na cama do hospital paulistano, com a sonda nasogástrica.
A nota do Vila Nova Star na íntegra
“O Hospital Vila Nova Star informa que o senhor presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, deu entrada na unidade na madrugada desta segunda-feira, devido a um quadro de suboclusão intestinal. Ele está estável, em tratamento e será reavaliado ao longo desta manhã pela equipe do doutor Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo. No momento, sem previsão de alta”.