O presidente Jair Bolsonaro afirmou, pelo Twitter, que não vai se envolver nas eleições municipais deste ano, pelo menos no primeiro turno, sob a justificativa de que irá focar no trabalho de governo durante a pandemia do novo coronavírus e na retomada econômica. Ele admite que tem dialogado com partidos políticos para uma possível filiação, mas que a decisão só deve ocorrer em 2021.
Nesta semana, o presidente se reuniu com integrantes do PSL para tratar do assunto. “Decidi não participar, no primeiro turno, nas eleições para prefeitos em todo o Brasil. Tenho muito trabalho na Presidência e, tal atividade, tomaria todo meu tempo num momento de pandemia e retomada da nossa economia”, disse Bolsonaro na rede social.
O presidente afirmou que ainda não desistiu completamente de viabilizar a legenda Aliança pelo Brasil, mas que busca outras siglas como alternativa para o caso de que isso não se concretize a tempo. “Continuamos a viabilizar a criação do Aliança. Em comum acordo tenho conversado com 3 outros partidos para o caso de não se concretizar a tempo o Aliança”, disse.
“Nessa segunda hipótese, de ambos os lados, se impõem condições para essa filiação. Isso também decidi que somente poderia acontecer em 2021.” Por fim, Bolsonaro desejou “boa sorte a todos os candidatos e, principalmente, aos eleitores nessas escolhas”.
As eleições municipais deste ano estão marcadas, em primeiro turno, para 15 de novembro e, em segundo turno, para 29 de novembro. Originalmente realizado em outubro, este ano o pleito foi adiado em razão da pandemia da covid-19.