Tribuna Ribeirão
Política

Bolsonaro define idade mínima 65/62

Foto: Marcos Corrêa/Agência Brasil

O secretário especial de Previdência e Trabalho do Mi­nistério da Economia, Rogério Marinho, anunciou nesta quin­ta-feira, 14, que o presidente Jair Bolsonaro “bateu o mar­telo” de que as idades mínimas de aposentadoria na proposta de reforma da Previdência se­rão de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, após um período de 12 anos de tran­sição. Marinho destacou que esse foi um meio termo encon­trado após uma discussão de quase duas horas entre a equi­pe econômica e o presidente, no Palácio da Alvorada.

Bolsonaro queria uma ida­de mínima de 60 anos para mu­lheres e 65 anos para homens e uma transição mais longa. Já a equipe do ministro Paulo Gue­des defendia idades mínimas iguais em 65 anos para ambos os gêneros e uma transição mais curta, de 10 anos. Segun­do Marinho, os detalhes da proposta só serão divulgados na próxima quarta-feira, dia 20, quando o texto será final­mente enviado ao Congresso Nacional. No mesmo dia, o presidente Bolsonaro fará um pronunciamento à nação para explicar a proposta.

Antes disso, a proposta pre­cisa passar por diferentes ins­tâncias dentro do governo para verificar sua adequação jurí­dica e constitucionalidade. É por isso que o secretário espe­cial informou que ainda pode haver alguma outra mudança na semana que vem, caso os órgãos jurídicos do governo apontem essa necessidade.

Marinho evitou cravar qual será o impacto obtido com a reforma que foi deci­dida por Bolsonaro. Quan­do questionado sobre a fala de Guedes de que a propos­ta precisaria garantir uma economia de R$ 1 trilhão, ele respondeu: “Se o minis­tro disse…”

O secretário especial fez questão de ressaltar que Bol­sonaro vinha sendo atualiza­do constantemente das dis­cussões em torno da proposta, a não ser o tempo em que fi­cou internado. A reunião des­ta quinta ocorre um dia após o presidente receber alta mé­dica e retornar a Brasília.

Postagens relacionadas

Transparência – Vencedoras de licitação deverão publicar dados

Redação 1

Alckmin diz que não vai comentar declaração de Goldman sobre Doria

Redação 1

Lula diz que, se eleito, fará referendo para revogar medidas de Temer

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com