Tribuna Ribeirão
Política

Bolsonaro anuncia general para a defesa

O presidente eleito Jair Bol­sonaro (PSL) tratou com o mi­nistro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), da nomeação do gene­ral Fernando Azevedo e Silva, ex-chefe do Estado Maior do Exército, como indicado para estar à frente do Ministério da Defesa em seu governo.

Em setembro, Azevedo e Silva foi indicado, a pedido de Toffoli, pelo comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, como assessor do presidente do Supremo. Desde então, estava assesso­rando a presidência da Corte na formulação de políticas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de segurança pública, em especial do sistema carce­rário. Auxiliares do Supremo ainda não sabem se o general continuará no tribunal nas próximas semanas.

O primeiro nome cota­do para o Ministério era o do general Augusto Heleno, que acabou sendo indicado por Bolsonaro para o Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Em agosto, ainda como chefe do Estado Maior do Exército, Azevedo e Silva de­fendeu a “conciliação” e “tole­rância” nas eleições 2018. Ele ressaltou que os militares são “parte significativa da maioria do povo brasileiro que preten­de usar o voto, a arma mais poderosa e legítima da demo­cracia, para começar a superar a crise profunda em que esta­mos mergulhados.”

‘Civil no STF’
Em sua primeira coletiva de imprensa como chefe do Judi­ciário em setembro, Dias Tof­foli afirmou que a presença do general da reserva no gabinete da presidência não deveria ser “confundida”, destacando que Azevedo não está no STF na “qualidade de general ou repre­sentante das Forças Armadas”. Segundo ele, Azevedo é um civil dentro do STF.

“Ele tem experiência profun­da no que diz respeito à área de segurança. Foi chefe da seguran­ça da Autoridade Olímpica no Brasil. Não confundam a ideia de ele ter sido general com a atuação dele aqui. Aqui ele é um civil, um assessor”, destacou o ministro sobre o ex-chefe do Es­tado Maior do Exército.

Postagens relacionadas

Bolsonaro: Aliança pelo Brasil respeita religiões e defende legítima defesa

Redação 1

Aprovação de Huck sobe e chega a 60%, diz pesquisa

Redação 1

Grupo “Mulheres do Brasil” lança núcleo em Ribeirão Preto

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com