A Secretaria Municipal da Saúde liberou nesta terça-feira, 25 de abril, a dose de reforço contra a covid-19 com a vacina Pfizer bivalente para todas as pessoas maiores de 18 anos que tenham recebido pelo menos duas doses de qualquer imunizante da doença há, pelo menos, quatro meses. A vacinação ocorre em 37 salas de vacinas do município, das 8h30 às 15 horas, sem necessidade de agendamento prévio.
O Ministério da Saúde anunciou na segunda-feira (24) a ampliação da campanha de vacinação contra covid-19 com a dose de reforço bivalente para toda a população acima de 18 anos de idade. Cerca de 97 milhões de brasileiros poderão ser vacinados. No dia 4, Ribeirão Preto liberou a bivalente para pessoas com comorbidades.
O paciente precisava apresentar relatório médico, receituário ou outros documentos similares, mas, agora, essa exigência caiu. No dia 28 de março, a secretaria liberou a vacina para trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente. Em 20 de março, a pasta já havia liberado o imunizante para gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).
A Secretaria Municipal da Saúde reforça ainda que a vacinação de idosos (a partir de 60 anos) e pessoas com alto grau de imunossupressão continua disponível nos mesmos postos. Também não há necessidade de agendamento.
É necessário também que essas pessoas tenham recebido pelo menos duas doses de qualquer vacina contra covid-19 há, pelo menos, quatro meses. As pessoas acamadas dessa faixa etária podem receber a vacina em sua própria casa, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).
Basta entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima ou no próprio SAD, pelo telefone 3977-7111. Desde 28 de fevereiro, a Pfizer bivalente está disponível para as pessoas com alto grau de imunossupressão. A lista de comorbidades está no site da prefeitura (www.ribeiraopreto.sp.gov.br).
O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra o coronavírus e pode oferecer uma proteção ainda maior contra as novas variantes da Ômicron.
Vacinação
No dia 19 de abril, a Secretaria Municipal da Saúde divulgou o mais recente balanço da vacinação em Ribeirão Preto. A cobertura vacinal contra a covid-19 na cidade está em 91,3% da população agora estimada em 716.629 pessoas, acima das 702.739 encontradas pelo Censo Demográfico.
Já conta com a inclusão de crianças a partir de seis meses e a vacina bivalente para idosos, gestantes e imunossuprimidos. Atingiu 654.221 com a primeira dose. Diz que 85,6% dos moradores já receberam a segunda dose (592.349). Segundo a pasta, 48% da população recebeu a vacina Pifzer bivalente. São 53.983 pessoas.
Ressalta que 70,8% dos ribeirão-pretanos receberam a terceira carga (440.671), contando com a inclusão de adolescentes de 12 a 17 anos, e mais 48,5% as quatro doses (206.024), atingindo 646.695 pessoas com mais de duas etapas cumpridas.
Gripe: Saúde alerta sobre baixa adesão
Alem de liberar a vacina bivalente contra a covid-19 para todos os adultos de Ribeirão Preto, a Secretaria Municipal da Saúde também está convocando a população a se imunizar contra a gripe (influenza). Segundo o último balanço da pasta, de 17 de abril, a adesão à campanha de vacinação para os grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde está baixa.
O calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde e governo de São Paulo foi aberto no dia 10 de abril em Ribeirão Preto. A meta é vacinar, pelo menos, 90% das pessoas de cada grupo, formado por 275 mil pessoas. São 247,5 mil ribeirão-pretanos.
De acordo com o Programa de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, foram aplicadas em Ribeirão Preto, desde o início da campanha, 6.549 doses, 2,64% dos 247,5 mil moradores que formam o público-alvo. Em idosos com 60 anos ou mais, foram 4.500 doses aplicadas, num público estimado em 122 mil pessoas, 3,7% do total.
Entre os alvos da campanha estão pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos, onze meses e 29 dias, trabalhadores da saúde, professores, gestantes, puérperas, povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas.
Também fazem parte do público prioritário pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, profissionais do sistema penitenciário, pessoas privadas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.
A vacinação contra a influenza está indicada para as pessoas que pertençam aos grupos prioritários, de acordo com as determinações do Ministério da Saúde. Todos os grupos prioritários listados poderão ser vacinados desde o início da campanha, que vai até dia 31 de maio.
Ribeirão Preto tem 38 salas de vacinas espalhadas por todas as regiões da cidade, mas o horário de atendimento varia. O Ministério da Saúde estima vacinar 79,5 milhões de pessoas em todo o país e, por isso, distribuiu 80 milhões de doses. No estado de São Paulo, onde apenas 69% do público-alvo foram imunizados no ano passado, a meta é atingir 18,4 milhões de pessoas neste ano.