A RP Mobi, empresa municipal responsável pelo trânsito e transporte público em Ribeirão Preto -, informou ao Tribuna Ribeirão que as obras do Centro de Controle Operacional (CCO), na sede da empresa, serão entregues este mês. O início do funcionamento acontecerá em março. As obras estão sendo feitas pela Laforma Comércio e Serviço Ltda, de São Paulo, ao custo de R$ 2.080.885,44.
Com 383,00 m² de área construída, o prédio irá abrigar os monitores que serão utilizados para o acompanhamento, em tempo real, do trânsito e do transporte coletivo. O objetivo é utilizar a tecnologia de monitoramento para integrar o trabalho operacional dos agentes de trânsito e dos agentes de fiscalização de transporte.
Além de abrigar diversos departamentos e integrar setores ligados à operação viária em um único espaço, o Centro tem como destaque arquitetônico e técnico um grande sistema de vídeo online que funcionará na sala de monitoramento com 24 telas de 55 polegadas, que servirão para acompanhar os corredores de ônibus 24 horas por dia.
Na prática, vai funcionar como uma espécie de “Big Brother” do trânsito nos corredores do transporte coletivo urbano – principais vias de Ribeirão Preto. Na primeira etapa serão 13 câmeras em funcionamento, totalizando 171 no final da implantação. Além disso, haverá 85 controladores de semáforos inteligentes.
A implantação do Sistema Inteligente de Transporte (ITS) está sendo implantado pelo Consórcio ITS – Ribeirão Preto, formado pelas empresas Sigma Engenharia Indústria e Comércio Ltda, Kapsch TrafficCom Controle de Tráfego e de Transportes do Brasil Ltda e Sitran Sinalização de Trânsito Industrial Ltda, com sede em Contagem, Minas Gerais. Tem custo de R$ 19.499.892,02. O prazo de vigência do contrato é de 36 meses.
Além dos agentes da Transerp, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) também deve ficar com um posto fixo na CCO. Uma das novidades será a possibilidade de alterar o tempo de semáforo verde nos cruzamentos com congestionamento. Ou seja, se uma das vias estiver com o fluxo maior, vai ter semáforo verde por mais tempo.
A implantação será por blocos. No Bloco 1, está o Corredor Norte/Sul, etapas 1, 2, 3 e 4. No Bloco 2, as avenidas Dom Pedro, Saudade e Café. No Bloco 3, as avenidas Castelo Branco, Treze de Maio, Nove de Julho e vias do Centro. Segundo a RP Mobi o sistema não será utilizado para aplicar multas. O objetivo é dar mais fluidez ao trânsito.