As inscrições para a IV Bienal de Arte Fotográfica Brasileira de Natureza, uma realização da Confederação Brasileira de Fotografia com organização do Grupo Amigos da Fotografia, permanecerão abertas até 26 de março. Essa ação de arte conta com o apoio da prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo. Os trabalhos selecionados estarão em exposição no Museu da Imagem e do Som José da Silva Bueno, em Ribeirão Preto (MIS-RP) até dia 31 de maio.
De acordo com a fotógrafa Elza Rossato, que responde pelo Amigos da Fotografia, a premiação será realizada no dia 11 de maio com a presença de fotoclubistas. Ela explica que poderão participar da IV Bienal de Arte Fotográfica Brasileira Natureza apenas os membros dos fotoclubes devidamente inscritos junto à Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto) e com suas obrigações sociais regularizadas e atualizadas.
As inscrições devem ser feitas no site https://theiaap.com/e/natureza/. Serão admitidas somente as obras produzidas por procedimentos essencialmente fotográficos, cujas imagens tenham sido captadas em suportes digitais ou analógicos. Este último formato poderá ser digitalizado/escaneado para seu envio e participação.
Definições de fotografia de natureza – Serão aceitas somente fotografias que tratem do mundo natural, sem a presença humana ou de suas evidências representadas por estradas, cercas, ancoradouros, barcos, redes elétricas, edificações ou quaisquer outros elementos característicos.
Regras – Em razão disso, Elza Rossato informa ainda que não serão aceitos registros realizados em zoológicos, aquários, jardins botânicos, centros de recuperação, criadouros e quaisquer outras localidades onde os animais dependam exclusivamente da ação humana pra alimentação. Portanto são elegíveis as fotos da fauna livre, flora nativa, paisagens naturais sem presença ou interferência humana, fotografia astronômica, macro fotografia, fotografia subaquática e fenômenos naturais.
Cada autor poderá inscrever até quatro fotografias e deverá representar apenas um único fotoclube. Cada Fotoclube poderá participar com quantos autores quiser na Bienal Natureza. Qualquer associado e/ou diretor de fotografia poderá fazer a inscrição e enviar fotografias pela plataforma online.
Cada fotoclube ficará responsável por receber o valor das inscrições de seus associados e repassar ao setor financeiro do Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto, através do Pix CNPJ 06068958000109, e envia o comprovante para o e-mail [email protected], até o dia 27/03/2024, junto com o envio de uma planilha com os nomes e dados de todos os participantes, para conferência das informações na plataforma.
A inscrição e pagamento individualizado é excepcional e o associado do fotoclube deverá constar nesta planilha para conferência. As fotografias deverão ser enviadas somente em formato digital e sem qualquer identificação, logomarca ou borda. Serão aceitos apenas os arquivos digitais enviados no formato.
As medidas em pixel dos arquivos devem estar com o máximo de 3000px do lado maior para fotos na posição horizontal e vertical e, para as fotos quadradas deverão ter 2000px. O tamanho do arquivo deve ter no máximo 4MB. Não serão aceitas fotografias com nenhuma outra extensão, formato ou medidas que não estejam em acordo com este item, sendo recusados pela plataforma de inscrição.
Serão aceitas as inscrições até o dia 26 de março de 2024 às 23h59min, mediante o pagamento de taxa única de R$ 50 por autor, independentemente da quantidade de fotos enviadas. A identificação de cada fotografia deverá ser feita por meio do cadastro realizado na plataforma online (aba do site Cadastro/Inscrição), com a forma de tratamento, nome do(a) autor(a) e endereço completo (nome do logradouro, número do imóvel, CEP, cidade e estado).
Também devem constar e-mail do (a) autor (a), distinção fotográfica (caso possua) e nome do fotoclube associado. Após o preenchimento do cadastro, o participante será remetido a área de carregamento das fotos e arquivo digital a ser carregado. O arquivo deve ser nomeado com o próprio título da foto. Os títulos não podem ser repetidos e todas as fotos devem ter título com o máximo de 32 caracteres.
Não poderão ser inscritas fotografias que já foram aceitas ou premiadas em outras Bienais promovidas pela Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto), independentemente do título atribuído à imagem e das modificações produzidas nelas, como alterações de cores, escalas ou formas de tratamento, dentre outras.
Para compor a exposição da bienal, serão aceitas somente de 5% a 25% das fotos inscritas, (ou até 100 fotos, devido ao espaço de exposição), das melhores fotografias após o julgamento. As impressões serão realizadas pelo organizador, em laboratório único e credenciado, tendo a mesma gramatura e tipologia de papel.
Julgamento – O júri será formado por membros com conhecimento da fotografia nacional e internacional e não podem estar ligados a qualquer fotoclube filiado à Confoto. O julgamento da IV Bienal de Arte Fotográfica Brasileira de Natureza terá início no dia 28 de março e terminará até no dia 11 de abril de 2024.
Haverá duas etapas de julgamento. A primeira será realizada pelos jurados de forma autônoma, onde cada jurado (a) separadamente atribuirá notas de 01 a 09 pontos em todas as fotos participantes devidamente inscritas, sendo possível a revisão e ajustes neste período.
A segunda etapa correrá com as fotos melhores pontuadas, para elencar as premiadas e será realizada em uma reunião virtual, por plataforma própria, com os todos os jurados, tendo a condução pela Confoto com o auxílio e supervisão exercidas pelo organizador.