Com o objetivo de compartilhar iniciativas que visam humanizar os atendimentos neste cenário, a Biblioteca Sinhá Junqueira, em parceria com a ONG ImageMagica, apresenta a mostra “Conexões do Cuidar” a partir de terça-feira (3) e até 31 de agosto. A exposição apresenta imagens do projeto de mesmo nome, que tem como missão diminuir a solidão de pacientes por meio de videochamadas.
A fotografia é uma linguagem universal e pode trazer ensinamentos transformadores sobre o olhar à nossa volta. Neste momento de pandemia, ela também é ferramenta fundamental para aproximar e conectar pessoas nos ambientes hospitalares.
“Após visitarmos alguns hospitais, vimos de perto o quão desolador é o isolamento dos pacientes, ao mesmo tempo em que é angustiante para as famílias que aguardam o boletim médico”, explica o fotógrafo e fundador da ONG, André François, sobre como surgiu essa iniciativa.
Os profissionais de saúde também são acolhidos no projeto com os crachás humanizados, que consiste na produção e impressão de retratos do profissional sem a paramentação – uma maneira de gerar identificação e humanizar os atendimentos por trás das máscaras e dos euiopamentos de proteção individuais (EPIs).
No dia de abertura, 3 de agosto, a exposição contará com uma roda de conversa com a presença da presidente da ONG, Sandra Araújo, que compartilhará mais informações sobre o projeto. Até o momento, o projeto já atuou em mais de 40 instituições de saúde e beneficiou mais de 20 mil profissionais de saúde e 14 mil pessoas entre pacientes e familiares em todo o Brasil.
A Biblioteca Sinhá Junqueira fica na rua Duque de Caxias nº 547, no Centro Histórico de Ribeirão Preto, e, nesta fase de transição, atende de terça-feira a sábado, das oito às 18 horas, com 80% da capacidade de público. O telefone da BSJ é (16) 3323-7173. Para mais informações e para consultar a programação, acesse www. bsj.org.br.