A Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ) divulgou sua programação de atividades para o mês de novembro. Sarau, exposição, oficina, clubes do livro e de leitura para crianças, jovens e adultos são alguns dos destaques.
As atividades voltam a ser presenciais, mas sempre respeitando todos os protocolos de segurança no combate ao coronavírus, com número de público reduzido e uso obrigatório de máscaras.
Além disso, a Biblioteca passou a expandir seu horário de funcionamento desde esta terça-feira, 3 de novembro. Agora, os visitantes e leitores poderão frequentar o espaço das dez às 18 horas, de segunda-feira a sábado. Mais informações pelo telefone (16) 3323-7173 ou pelo site www.bsj.org.br.
Nesta quarta-feira (4) e no dia 18, das 19 às 21 horas, acontece o “Lugar de Escuta”, cujo objetivo é refletir a posição do homem e sua masculinidade na estrutura social. Encontros quinzenais.
É necessário se inscrever por meio dos e-mails fausto. [email protected] ou agen[email protected]. A biblioteca ficará aberta até mais tarde nestes dias apenas para a realização da atividade.
De 7 a 28 acontece a Exposição Maracatu Chapéu de Sol. A BSJ será um espaço de exposição do contexto histórico do grupo de maracatu. A exposição acontecerá dentro dos espaços da biblioteca e será no mesmo horário de funcionamento do atendimento.
Dentre os objetos expostos estão manequins de corpo inteiro com os uniformes, estandartes, instrumentos musicais como gonguê, bombo, agbe, patangome, baquetas para bombo, par de baquetas para caixa e ganzá.
Dias 7 e 21, das 13h30 às 14h30: Oficina “Lendo +: Plano de Leitura”. Oficina com Ludmila Berdu Elias. A proposta é incentivar a leitura e o interesse pelo livro. Não é necessário levar materiais. Inscrições por e-mail [email protected].
De 20 a 27 de novembro, das 18h30 às 21 horas, acontece o Sarau Capturarte. Os convidados são João Vercezi e Pedro Lucas Flora. Será no quintal da BSJ. Não é necessário realizar inscrição. A biblioteca ficará aberta até mais tarde nestes dias apenas para a realização da atividade.
No dia 21, às 15 horas, tem Clube de Leitura Livro, Prosa e Cia. Encontros temáticos para discutir livros que contemplem o assunto. O tema de novembro será “contos”.
O participante pode escolher e ler apenas um conto ou um livro de contos e discutir com outros leitores durante o encontro. O clube não define livros, o próprio participante pode escolher. Encontro no quintal da BSJ. Serão 20 vagas, distribuídas por ondem de chegada.
No dia 28, às dez horas, será a vez de Griot – Clubinho de Leitura. O primeiro encontro presencial do clubinho acontecerá no último sábado do mês de novembro com o tema “Histórias antigas africanas”, com Daniella Pereira e Thayene Alves.
Voltado para o público infantil. Presencial no quintal da BSJ. Dez vagas, distribuídas por ordem de chegada. Ainda no dia 28, às onze horas, acontece o Clube do Livro Resenha Preta.
Objetivo é estudar, articular e contribuir para o diálogo, formação e educação para relações étnico-raciais, e ainda para expressão da literatura e cultura negra, tradicional, popular e plural. Livro do mês: “Mulheres negras no Brasil escravista e do pós-emancipação”.
Presencial, 20 vagas distribuídas por ordem de chegada. Não é necessário se inscrever e não é necessário ter lido o livro. O telefone da BSJ é (16) 3323-7173. Para mais informações, acesse www. bsj.org.br. A Biblioteca Sinhá Junqueira fica na rua Duque de Caxias nº 547, Centro.