Tribuna Ribeirão
Cultura

Biblioteca Padre Euclides apresenta a programação de outubro

A mais antiga biblioteca da cidade, a Biblioteca Padre Euclides, apresenta a programação de outubro, com atividades presenciais para todas as idades. Fundada em 1903 pelo padre que dá nome à instituição e a ela destinou seu acervo particular, a biblioteca guarda cerca de 20 mil títulos dentre obras contemporâneas e raridades, ocupa uma área de aproximadamente 400 metros quadrados no coração de Ribeirão Preto e é mantida pela iniciativa privada e projetos culturais.

Segundo a coordenadora Fatu Antunes, a programação do mês já apresenta atividades com público presente. “Manteremos número limitado de pessoas nos eventos, mediante inscrição antecipada, mas diversificamos a programação para atender a todos os públicos”, explica.

ATIVIDADES FIXAS

A voz do livro
quintas-feiras –9h às 10h30

Realizado desde 2018, encontro semanal e exclusivo para a ACERP-Associação dos Cegos de Ribeirão Preto, em que clássicos da literatura nacional e estrangeira, em prosa e poesia, são lidos por um doador de voz, seguido de debate sobre o texto.
Coordenação: Biblioteca Padre Euclides

Vestibular – gabaritando na leitura
13/10 a 08/12 – quartas-feiras – 15h às 17h
Público: vestibulandos em situação de vulnerabilidade social

Projeto iniciado em 2016, tem por objetivo facilitar a leitura e interpretação das obras literárias selecionadas para o vestibular da FUVEST, com encontros de discussão sobre cada uma delas.
Coordenação: Deborah Garson Cabral – doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários – Teoria e Crítica da Narrativa da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara. Mestra pelo mesmo programa. Graduada em Letras (licenciatura e bacharelato) também pela UNESP/Araraquara.

Trupe Gira Livro
16/10 – sábado – 9h30
Público: acima de 16 anos

Criada no começo de 2019, além do grupo itinerante para “assaltos” armados de livros de livros, textos e poemas em locais públicos, a Trupe realiza encontros mensais para leitura crítica de contos.
Coordenação: Biblioteca Padre Euclides
*Em outubro, o encontro ainda será virtual

Sábado Só Letras
23/10 – sábado –10h
Público: acima de 16 anos

Iniciado em 2017, são encontros mensais em que um escritor de Ribeirão Preto ou da região fala sobre a sua trajetória literária, e apresenta um autor/obra de sua preferência, nacional ou estrangeiro, como sugestão de leitura.
Convidado do mês: Waldomiro Peixoto – formado em Letras, lecionou Literatura e Língua Portuguesa. É membro e atual presidente da Academia Ribeirãopretana de Letras-ARL. Tem publicado o livro de poemas “Faca Amolada”. Waldomiro Peixoto apresentará, como sugestão de leitura, João Alphonsus, jornalista, contista e poeta modernista brasileiro.
Coordenação: Biblioteca Padre Euclides

ATIVIDADES ESPECIAIS DO MÊS

Exibição do filme esessão de autógrafos do livro homônimo “Volta à Casa Paterna”
14/10 – quinta-feira – 20h
Público: acima de 16 anos

Um ensaio poético que percorre os caminhos do riquíssimo Patrimônio Cultural de Portugal. As surpreendentes imagens visuais e o roteiro de poemas de Alberto Araújo, ditos na voz de Lauro Moreira ao longo do percurso, geram uma atmosfera de puro encantamento e tecem uma justa homenagem à fraternidade luso-brasileira
Alberto Araújo nasceu em Coromandel /MG, em 1962. Na década 80, uniu poesia com imagem em produções de vídeo que lhe renderam vários prêmios em festivais. Em 1990, mudou-se para Goiânia. Produziu e apresentou programas de turismo para TV Anhanguera (Goiás Adentro e Cartão Postal). Em 2004, recebeu da Universidade Católica de Goiás o Diploma de Mérito “pelo efetivo compromisso com a preservação ambiental e trabalho em favor do desenvolvimento de Goiás”. Em 2009, lançou em Lisboa o livro Alma Transgênica e, mais tarde, também o livro Alma Lusitana. Em 2013, escreveu e dirigiu o filme Vazio Coração, vencedor como melhor filme e melhor ator, para Murilo Rosa, no Festival de Cinema de Natal/RN. Em 2017, criou e produziu a página Meu Olhar, um semanário de viagens publicado no Facebook. Em 2018 recebeu, em Lisboa, o Prêmio Lusofonia na área de cinema. Em 2020 escreveu e dirigiu o filme Volta à Casa Paterna, inteiramente rodado em Portugal, classificado para O FESTIN-Festival de Cinema Itinerante de Lisboa. É proprietário da Fata Morgana Filmes, com sede em Goiânia-GO.

Apresentação do livro de Angelo Davanço e Arnaldo Junior “Ribeirão Preto Das Crianças”
20/10 – quarta-feira – 10h e 15h
Público: preferencialmente professores do Fundamental I

O livro tem pesquisa e textos de Angelo Davanço e ilustrações de Arnaldo Junior. Editada pela Revide, a publicação bilíngue (Português e Inglês) conta a história de Ribeirão Preto especialmente para as crianças, em linguagem acessível, mostrando as origens do nosso povo, nossas tradições, pessoas, fatos e lugares que, ao longo de 165 anos, ajudaram a formar um dos maiores municípios do interior brasileiro.
Angelo Davanço é jornalista e fanzineiro. Já atuou na imprensa de Ribeirão Preto, em jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão, portais na internet e assessorias de imprensa. “Ribeirão Preto das Crianças” é o seu primeiro livro. Arnaldo Junior é professor, historiador, pesquisador, fanzineiro e ilustrador. Tem várias obras de sua autoria, entre literatura infantil, cordel e histórias em quadrinhos, além de parcerias com diversos autores de Ribeirão Preto e região.

Exibição do documentário “O Silêncio dos Outros” seguida de palestra sobre a Guerra Civil Espanhola
Palestrante: Antonio Carlos Lopes Petean
23/10 – sábado – 10h
Público: acima de 16 anos

Documentário sobre a luta das vítimas dos 40 anos da ditadura espanhola, que organizaram um processo internacional inovador contra um “pacto de esquecimento” em torno dos crimes que sofreram. Um poderoso conto sobre o fascismo e os perigos de esquecer o passado.
Antonio Carlos Lopes Petean édoutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, mestre em psicologia pela USP/Ribeirão Preto, licenciado em história pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente, reside em Uberlândia/MG onde exerce o cargo de professor na Universidade Federal de Uberlândia, lotado no Instituto de Ciências Sociais. É autor das obras de filosofia FanatismoDúvida e Suicídio em Cioran Ensaios sobre a barbárie no pensamento de Edgar Morin, bem como dos livros de poesia Palavras e receitasErosão Condenados Corpos negros e outros poemas. Recebeu menção honrosa no XVIº concurso Mário Quintana com a crônica “Essa estranha vida virótica”. Entre 2009 e 2011, exerceu o cargo de coordenador técnico educacional para a área das relações étnico-raciais na rede municipal de Educação de Ribeirão Preto/SP.

Devido ao protocolo de segurança, as vagas são limitadas.
As inscrições devem ser feitas previamente pelo WhatsApp (16) 3610-0676.
A Biblioteca Padre Euclides fica na Rua Visconde de Inhaúma, 490, 1º andar, Centro, Ribeirão Preto/SP

Postagens relacionadas

Série ‘I May Destroy You’ se junta à coleção de boas obras de Michaela Coel

Redação 1

Pantera Sessions traz grupo paulistano Filarmônica de Pasárgada em show gratuito

Redação 2

Comentarista de arbitragem foi um ganho importante na TV esportiva

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com