O vereador de Ribeirão Preto, Bertinho Scandiuzzi deixou o PSDB nesta quinta-feira, 28 de março e migrou para o PSD, do deputado federal Ricardo Silva e de seu pai, o deputado estadual, Rafael Silva. Esta semana outros dois vereadores já haviam anunciado a mudança para a legenda de Ricardo. São eles: Jean Corauci e Luis França, que estavam no PSB. Outro vereador, Paulo Modas, atualmente no União Brasil, também deverá migrar para a legenda. Inclusive já teria assinado a ficha de filiação.
Segundo apuração feita pelo Tribuna Ribeirão pelo menos sete vereadores de Ribeirão Preto devem trocar de legenda durante a Janela Eleitoral de um mês que começou em 7 de março e vai até o dia 5 de abril. A Janela é o período de 30 dias em que ocupantes de cargos eletivos, obtidos em pleitos proporcionais, podem trocar de partido sem perderem o mandato. Essa possibilidade está prevista na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/95) e é considerada uma justa causa para desfiliação partidária, se ela for feita durante o período permitido.
Entre os que mudarão de partido estão também Lincoln Fernandes vai deixar o PDT e ingressar no PL do ex-presidente Jair Bolsonaro. Já Franco Ferro, que estava no PRTB, foi para o PP do vice-prefeito Daniel Gobbi, cotado como candidato natural do grupo a sucessão de Nogueira.