Tribuna Ribeirão
Economia

BC autoriza bancos a ajustarem horário

O Banco Central (BC) de­terminou nesta quinta-feira, 19 de março, que os bancos ajus­tem seus horários de atendi­mento ao público nas agências enquanto durarem os efeitos da pandemia do novo coronavírus no País. Na região de Ribeirão Preto, até o ano passado eram 401 agências e postos de aten­dimentos bancários, sendo 206 em na metrópole.

Outros 195 atendem na base territorial do Sindicato dos Estabelecimentos Bancá­rios de Ribeirão Preto e Região (Seeb-RP). ”O BC recomenda fortemente que os clientes de produtos e serviços bancários utilizem preferencialmente os diferentes canais digitais disponíveis, como internet banking e aplicativos para smartphones e, se necessário, recorram aos caixas eletrôni­cos”, enfatizou a autoridade monetária, em nota.

Segundo o BC, é preferível que a sociedade recorra às agên­cias bancárias para apenas reali­zar transações essenciais, como saque de dinheiro, pagamento de contas ou transferência de recursos. “O BC, em conjunto com as instituições financeiras, está trabalhando em planos de contingência para facilitar que todos os serviços essenciais sejam prestados à sociedade”, completa o documento.

A autoridade monetária de­terminou ainda que os bancos informem seus clientes sobre os novos horários de funciona­mento das suas agências. Outras medidas emergenciais também devem ser tomadas para evitar aglomerações de pessoas, sem­pre assegurando a prestação de serviços essenciais.

O decreto de número 69, publicado no Diário Oficial do Município desta quinta­-feira (19), assinado pelo pre­feito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), declara situação de emergência em Ribeirão Preto pelo prazo de 180 dias por cau­sa da pandemia do novo coro­navírus. O documento informa que aqueles que não adotarem as medidas poderão sofrer me­didas legais cabíveis.

Entre os destaques que cons­tam no documento, os locais públicos ou privados de atendi­mento à população deverão fa­zer a utilização, se necessário, do uso de senhas ou outro sistema eficaz, a fim de evitar aglomera­ção. Esta determinação pode ser utilizada em bancos, cartórios e locais que tenham grande fluxo de pessoas.

Também nesta quinta­-feira, o Santander Brasil anunciou novos horários de atendimento com o objetivo de reforçar a segurança de clientes e funcionários e mini­mizar a propagação do novo coronavírus. Apartir da pró­xima terça-feira (24), o banco irá interromper as atividades em parte de suas agências nas regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro, lo­cais com maior número de casos registrados de covid-19. O horário de funcionamento das agências abertas em todo o País será reduzido em duas horas, das dez às 14 horas.

As medidas também in­cluem o escalonamento do acesso de clientes ao interior das agências, em grupos de dez a 20 pessoas por vez, conforme o tamanho da loja, de forma a garantir uma distância mínima de um metro entre todos. Além disso, as agências com maior concentração de pensionistas e clientes idosos poderão adotar um horário exclusivo para o atendimento dessa população mais vulnerável à doença, das nove às dez horas.

Postagens relacionadas

Volume de cheque sem fundos recua

Redação 1

Indústria de alimentos e bebidas faturou R$ 699,9 bi em 2019

Redação 1

Etanol mais barato limita alta da inflação

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com