Tribuna Ribeirão
Cultura

Batatais faz festa para San Gennaro

Uma das maiores festas italianas do Brasil vai trans­formar o Santuário Senhor Bom Jesus da Cana Verde, a Igreja Matriz de Batatais, dona do maior acervo sacro do pintor Candido Portinari (1903-1962), na praça Cô­nego Joaquim Alves s/nº, no Centro, em um pedacinho da Velha Bota nos dois próximos finais de semana. A estância turística abre nesta sexta-fei­ra, 6 de setembro, às 20 horas, o 28º Festival Gastronômico e Cultural Di San Gennaro.

A festa reúne atrações di­versas como shows de com­panhias italianas, calouros, feira de artesanato, exposi­ções de artes, carros antigos, missa em italiano, parque de diversões e, claro, comidas tipicamente italianas regadas a bons vinhos. A tradicional promoção envolve um gru­po de entidades beneficentes em um grande esforço com o objetivo de angariar fundos para manter seus serviços da cidade e conta com o apoio da prefeitura de Batatais e de outros parceiros.

Além da rica culinária italiana, o evento terá muita música, para todos os gostos. Nesta sexta-feira, depois da abertura, o grupo Tempero do Brasil sobe ao palco às 21 horas. Em seguida, às dez da noite, será a vez da Brasil 2000 Banda Show. Neste sábado (7), feriado da Independên­cia, o dia começa com Sandro Dhiacanga, ao meio-dia. Às 15 horas tem Samba Raiz 6. Às 20 horas será a vez de Paulinho Mello e Giba do Pandeiro.

A grande atração do festi­val, porém, subirá ao palco às 22 horas de sábado: o grupo paulistano Demônios da Ga­roa, grupo que está há mais tempo em atividade, vai mos­trar ao público as canções que encantam gerações e as par­cerias com Adoniran Barbo­sa (1910-1982). No domingo (8) tem confraternização de motociclistas às nove horas, a banda Toca Raul ao meio-dia e Retrô Rockers 88, às 13 ho­ras. A banda Túnel do Tempo fecha o dia às 21 horas.

No dia 13 tem missa em italiano com cantos grego­rianos, às 19 horas. Depois vem Ex-Culápio às 21 horas e Samba de Gaveta, às dez da noite. No sábado (14), Regiane e Toneti cantam às 12 horas e a banda Viva Itália encerra a programação às 21 horas. No último dia do evento, domin­go (15), as atrações são uma exposição de carros antigos (às nove horas), Coral São José (12 horas), Sussu & A Cia. do Rock Paulista (13 horas) e Cuore Di Itália (às 21 horas).

O Festival Gastronômico e Cultural Di San Gennaro está no o Calendário Turís­tico do Estado de São Paulo. A festa familiar, interativa, gostosa e recheada dos me­lhores comes e bebes e cantos e danças fez unir a excelência das entidades beneficentes da cidade, onde cada uma delas se responsabiliza por parte do refinado cardápio italiano, valendo destacar o envolvi­mento, de corpo e alma, de tantas pessoas, abnegadas, voluntárias, trabalhando in­cansavelmente em prol dos mais necessitados. Sem medir esforços, homens e mulheres, literalmente, põem a mão na massa e “somam para dividir.

E, com o importante pa­trocínio e o apoio de fieis co­laboradores e a essencial par­ticipação de toda a população batataense e de turistas das mais longínquas plagas, a fes­ta verde, branca e vermelha, tipicamente italiana, esban­ja entre os mais apetitosos comes e bebes, também um belíssimo show de música e solidariedade e, claro, religio­sidade. Neste ano, no coman­do estão as entidades Lar São Vicente de Paulo (promotora, sob a batuta de Roberto Car­los Nardi, o “Zinho” e mais a Loja Maçônica Amor e União, Loja Maçônica Cava­leiros de Aço, Rotary Clube, Lions Clube e Associação de Pais e Amigos dos Excepcio­nais (Apae).

Postagens relacionadas

Ator de ‘A Bela e a Fera’ diz que Disney ‘não fez justiça’ a personagem gay

William Teodoro

RP vai celebrar a cultura irlandesa

Redação 1

Diretor de ‘A Hora dos Mortos-Vivos’ morre aos 72 anos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com