O Xou da Xuxa foi um dos programas infanto-juvenis com maior sucesso na década de 90. Comandado por Xuxa Meneghel, personagens, grupos musicais ou quem tinha a imagem atrelada à apresentadora também conquistava o público e consequentemente o sucesso. Foi o caso de As Paquitas, conjunto formado por lindas meninas assistentes de palco. Os anos se passaram. O Xou da Xuxa acabou e As Paquitas não se apresentam mais. Mas, tanto Xuxa quanto As Paquitas voltaram aos noticiários de sites especializados em televisão. Isso porque a empresária ribeirão-pretana Danyela Pereira, 47 anos, registrou a marca. Xuxa entrou com recurso e o imbróglio está na Justiça.
Danyela disse ao Tribuna que está amparada pela Lei. “Eu estava pesquisando a marca Ursinho Pimpão, porque sempre trabalhei com público de jovens e crianças. Ai resolvi pesquisar As Paquitas e vi que estava sem registro. Fiz o registro e não houve questionamento no prazo legal. Os advogados da Xuxa entraram com recurso fora do prazo”, explica.
O direito de utilização da marca Paquitas no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industria – pertence a Danyela. O registro foi feito em julho de 2018. Danyela conta que antes dela, um homem identificado como Alexis fez o registro em 2016, mas não deu sequência. Xuxa deixou de pagar o INPI em 2014 e desde então qualquer pessoa poderia requerer o uso da marca. Ao registrar ou requerer a continuidade da marca, o proprietário pode utilizá-la por uma década.
“Sei que a Xuxa contratou um escritório especialista, com um monte de advogado. Aqui somos eu e meu advogado apenas, mas não vou abrir mão”, finaliza.
Com receio, Danyela desistiu de usar o nome As Paquitas
Apesar de deter os direitos de usar As Paquitas, Danyela Pereira, não quer, por enquanto, usar a marca. A ideia inicial era trabalhar com o nome Paquitas New Concept, mas desistiu.
A empresária sempre se mostrou fã da apresentadora com quem hoje tem uma disputa judicial. Há três anos, ela relançou As Petitas, uma espécie de cover das Paquitas, que foi idealizado pelo jornalista e produtor José Carlos Nader. “Não deu certo. Muitos confundiam com as petistas”, diz.
Sem As Petitas, Danyela chegou a dar sequência com as Paquitas New Concept. Mas foi alvo de críticas pelo fato do conjunto ser de apenas de meninas loiras. Ela mudou e colocou meninas negra, asiática e ruiva. “São sete meninas entre 13 e 16 anos. Duas delas participaram do programa The Voice. São de grande talento”, afirma.
A nova formação foi denominada Team Girl. “Conversamos com as meninas e com os pais. Elas não quiseram, com medo da repercussão, continuar com o nome Paquitas e eu respeitei”. Danyela também diz que foi “massacrada” pelas redes sociais pelos fãs da Xuxa. “Sim, são muitas críticas. É a Xuxa e tem uma legião de fãs. Caíram matando. É só ver no Google”, diz.
A empresária aposta na batida do conjunto de jovens coreano BTS. “Queremos fazer algo parecido. É uma sensação e as meninas estão animadas”, finaliza.