Tribuna Ribeirão
Política

Barroso abre inquérito contra Michel Temer

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu inquérito nesta terça-feira para investigar a suposta participação do presi­dente Michel Temer em irregu­laridades no chamado “decreto dos portos”. Em junho, quando denunciou Temer por corrup­ção passiva com base na dela­ção da JBS, Janot também pediu abertura de novo inquérito con­tra o presidente. Em gravações, o próprio Temer e seu antigo assessor especial, o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB­-PR), falam da edição de decreto que trataria da exploração de portos. Há suspeita de que hou­ve pagamento de propina.

“Está-se aqui diante de pe­dido de abertura de inquérito. Basta, para tanto, a presença de indícios plausíveis de materiali­dade e autoria, sem o rigor apli­cável quando esteja em questão o recebimento de uma denúncia, ato deflagrador da ação penal. No caso presente, há elementos sufi­cientes para deferir o pedido do Procurador-Geral da República”, escreveu Barroso.

“A ninguém deve ser indi­ferente o ônus pessoal e políti­co de uma autoridade pública, notadamente o presidente da República, figurar como inves­tigado em procedimento dessa natureza. Mas este é o preço imposto pelo princípio repu­blicano, um dos fundamentos da Constituição brasileira, ao estabelecer a igualdade de to­dos perante a lei e exigir trans­parência na atuação dos agen­tes públicos. Por essa razão, há de prevalecer o legítimo inte­resse social de se apurarem, observado o devido processo legal, fatos que podem se re­vestir de caráter criminoso”, completou o ministro.

Postagens relacionadas

PSB já conta com filiação de Joaquim Barbosa

Redação 1

Ciro quer ajuda de Alckmin e Marina

Redação 1

Procon notifica quatro bares por ‘Não se Cale’ 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com