No final de abril o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, afirmou que o turismo doméstico pautará a retomada do setor no país após a pandemia de covid-19. Diante disso, o Ministério do Turismo iria elaborar planos de divulgação dos destinos nacionais. O Tribuna traz, a partir desta semana, destinos turísticos localizados no estado de São Paulo. Cidades que são referências ou possuem potencial turístico e que podem ser visitadas, claro, quando a pandemia terminar. A primeira delas é Barra Bonita distante 170 km de Ribeirão Preto (cerca de 2 horas de carro).
Barra Bonita – Em 1883 foi constituído como povoado. Seu nome tem origem no córrego de grande beleza, afluente do Tietê, que atravessa a cidade onde havia um pequeno porto, chamado de barra, muito usado pelos bandeirantes que por ali navegavam.
Além do plantio do café, surgiram as primeiras olarias, formando uma sólida fonte de renda para o povoado da época. Estabelecido como município em 1906, teve seu maior desenvolvimento a partir dos anos 40, incluindo a cultura da cana-de-açúcar, que possibilitou uma grande demanda de mão de obra.
A cidade tem influência italiana e espanhola, devido à imigração atraída pela cafeicultura, plantio de cana, pecuária, assim como outras atividades. A estância turística de Barra Bonita tem atualmente o turismo como um dos principais alavancadores de sua economia.
Pertence ao Circuito Caminhos do Tietê e abriga como seu principal atrativo a mais antiga eclusa da América Latina. No local, o rio Tietê não é poluído, o que permite a pesca, a canoagem e passeios de barco. Confira alguns atrativos:
PRAÇA ALMIRANTE BARROSO – Um dos lugares mais frequentados da cidade, a atração oferece ao visitante extensa área verde, o busto do Almirante Barros uma homenagem à Marinha Brasileira e o míssil introduzido na década de 70.
BARCOS TURÍSTICOS – Um dos tradicionais passeios da região, a atração realiza diversos roteiros para o visitante conhecer as águas limpas do rio Tietê e a eclusagem. Destaque para o passeio que vai até Jaú, onde é servido almoço.
ÁREA PARA PESCA – Aos aficionados pela pesca, vale conhecer a atração ideal para pescar ou apenas para contemplar as belas paisagens do rio Tietê.
PRAÇA CIDADE DA CRIANÇA – Diversão garantida para toda a família, a atração fica numa área de 700 metros e oferece ao visitante parque infantil, lago com passeio de pedalinhos. Destaque para um teleférico e a réplica de castelo medieval e miniatura da Igreja Matriz.
TÚMULO DO CANTOR BELMONTE – Um dos lugares mais visitados, a atração é conhecida dos quatro cantos do país. Morto em um acidente de carro na década de 70, o músico Belmonte compôs a música “Saudade da Minha Terra”.
PRAÇA DO ARTESANATO – Para quem adora artesanato, a atração conta com o espaço onde os artesãos locais apresentam seus trabalhos diferentes. Destaque para as peças de decoração, artesanato de cerâmica, madeira, entre outros produtos.