Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomiaGeral

Bares e restaurantes projetam alta de 20% no Dia das Mães

Pesquisa da Associação de Bares e Restaurantes da Alta Mogiana revela que otimismo atinge 80% dos empresários o setor   

Para mais de dois terços dos empresários do setor entrevistados (68%) a expectativa é de um aumento no faturamento de até 20% neste ano (Alfredo Risk)

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) da Alta Mogiana revela que 80% dos empresários do setor estão otimistas e esperam superar, em 2024, o faturamento do Dia das Mães do ano passado. Especificamente, para mais de dois terços dos entrevistados (68%), a expectativa é de um aumento no faturamento de até 20%. 
 
De acordo com o levantamento, 76% dos estabelecimentos pretendem funcionar no Dia das Mães, comemorado no próximo domingo, 12 de maio. De acordo com Renato Munhoz, presidente da Abrasel Alta Mogiana, a data deverá proporcionar um alívio momentâneo para o setor.  
 
“No entanto, ainda não é suficiente para reverter a situação financeira precária enfrentada por muitos estabelecimentos que estão operando no vermelho”, afirma. A pesquisa analisou o faturamento do setor nos meses de janeiro, fevereiro e março, e releva ainda que 66% dos estabelecimentos não estão conseguindo acompanhar o aumento da inflação.  
 
Já 36% não conseguiram reajustar o cardápio e 30% fizeram pequenos ajustes. Outros 30% aumentaram os preços conforme a inflação e apenas 4% conseguiram ajustar o cardápio acima do índice de inflação do período. O levantamento mostra também que 41% das empresas estão com pagamentos em atraso.  
 
No topo dos atrasos estão os impostos federais, seguidos pelos estaduais, parcelas de empréstimos bancários em atraso, encargos trabalhistas e previdenciários e débito com serviços públicos como água, gás ou energia elétrica. Até o final do ano passado a Abrasel Alta Mogiana tinha associados ativos em onze cidades. 
 
São elas Bauru, Cravinhos, Franca, Jaboticabal, Matão, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rifaina, São Carlos, São José do Rio Preto e Sertãozinho. Sua área de atuação abrange 108 municípios das regiões administrativas de Ribeirão Preto, Franca, Barretos, São Carlos e Araraquara. A associação conta com mais de 200 empresas associadas. 
 
O comércio varejista de Ribeirão Preto projeta crescimento médio de 5% a 8% nas vendas do Dia das Mães de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. O tíquete médio do presente deve variar entre R$ 200 e R$ 250. Em 2023, o crescimento no mesmo mês chegou a 6,2% 
 
O levantamento é do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP). Em nível Brasil, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta crescimento médio de 3,5% nas vendas. 
 
A estimativa de movimentação é de R$ 13,23 bilhões. Apenas em São Paulo deve atingir R$ 3,99 bilhões. Os produtos campeões de vendas no Dia das Mães de 2024 serão roupas, calçados, acessórios, perfumes, cosméticos, chocolates, artigos de decoração, joias, bijuterias e eletroeletrônicos, mas muita gente ainda prefere o almoço fora de casa para “dar folga à mãe”. 
 

 
 

Postagens relacionadas

Depois de quatro anos em queda, carteira assinada volta a crescer

Redação 1

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

Renata Gregoldo assume o Fundo Social

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com