Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomiaGeral

Bares e restaurantes: 35% querem contratar 

Levantamento mostra que 35% de empresários de bares e restaurantes do país pretendem contratar funcionários até o final do ano (Alfredo Risk/Arquivo )

Levantamento divulgado nesta segunda-feira, 13 de novembro, pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que 35% de empresários de bares e restaurantes do país pretendem contratar funcionários até o final do ano, mais da metade (58%) deve manter o número de empregados e 7% poderão demitir parte das equipes.

Como motivos para ampliar o quadro de funcionários, os empresários indicaram o reforço para que os estabelecimentos deem conta das demandas da época (62%), atender a necessidades de gestão e reorganização do negócio (22%) e renovar a equipe (20%). Os que desejam abrir filiais ou novas unidades somam 8%.

A Abrasel também apurou que 24% dos comércios do ramo tiveram prejuízo em setembro, contra 35% que tiveram lucro e 40% que fecharam o mês com o mesmo desempenho de outros meses. O resultado, ressalta a entidade, é praticamente igual ao constatado na última pesquisa, referente aos faturamentos de agosto.

Outro dado relevante para o setor é o de que 40% dos estabelecimentos afirmaram ter dívidas em atraso, além de empréstimos. Dessa parcela que declarou ter débitos em aberto, 75% acumulam débitos relacionados a impostos federais, 44% a impostos estaduais, 31% a encargos trabalhistas, 24% a serviços públicos e 22% devem a fornecedores.

As dificuldades financeiras que os estabelecimentos têm são repassadas, na maioria dos casos, ao consumidor. Segundo a Abrasel, apenas 33% das empresas decidiram não reajustar os preços dos produtos que oferecem. Entre aqueles que realizaram ajustes no cardápio, 24% optaram por calcular os valores abaixo da inflação dos últimos doze meses, ante 34% que ajustaram conforme a inflação e 8% que optaram por corrigir os valores acima da média.

A Abrasel Alta Mogiana tem associados ativos em Ribeirão Preto e mais dez cidades: Bauru, Cravinhos, Franca, Jaboticabal, Matão, Piracicaba, Rifaina, São Carlos, São José do Rio Preto e Sertãozinho e sua área de atuação abrange 108 municípios das regiões administrativas de Ribeirão Preto, Franca, Barretos, São Carlos e Araraquara. Atualmente a associação conta com 200 empresas associadas.

 

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Assine Jornal Tribuna!

Redação 1

Obras interditam vias em RP

Redação 2

Vereador exonera assessor acusado de agressões verbais

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com