Tribuna Ribeirão
Cultura

Bandolim Trio lança o CD ‘Ludicamente’

Projeto que une três nomes de destaque da nova música instrumental brasileira, o Ban­dolim Trio lança seu álbum de estreia, “Ludicamente”, com um show especial em Ribei­rão Preto. A apresentação está marcada para sábado, 15 de abril, às 20 horas, no Teatro Minaz, com entrada franca.

Formado pelos músicos Daniel Migliavacca, Tiago Santos e Vitor Casagrande, o Bandolim Trio apresenta dez faixas inéditas que exploram diversos ritmos e influências sonoras, passando por gêneros como choro, samba, baião, val­sa, tango, maxixe e fox-trot.

“Ludicamente”, peça que dá nome ao álbum, é assinada pelo também bandolinista e professor diretor da Universi­dade Federal do Rio de Janeiro Paulo Sá, que a compôs espe­cialmente para o trio. A ideia surgiu ainda em 2018, quan­do os três estudavam juntos no programa de mestrado em música da UFRJ.

Com uma formação inu­sitada, que conta com dois bandolins tradicionais, de oito cordas, e um bandolim de dez cordas, com um par mais gra­ve, o arranjos buscam mesclar a sonoridade camerística da música de concerto sem per­der as características sonoras do bandolim brasileiro através da influência de mestres como Jacob do Bandolim e Luperce Miranda.

O álbum pode ser ouvido em todas as plataformas digi­tais desde 31 de março. “Neste trabalho tivemos o desafio de escrever para 3 bandolins, já que temos poucas referências desse tipo de trabalho no Bra­sil e no mundo. Ficamos muito felizes com o resultado e esta­mos ansiosos para mostrar ao público”, diz Daniel Migliavac­ca sobre o novo álbum.

Radicado em Curitiba (PR), Daniel Migliavacca se apresenta em sua cidade na­tal com muitos trabalhos na bagagem. Com sete discos lançados, ele já conquistou prêmios pelo Brasil como instrumentista e compositor. Bacharel em Música Popular pela Unespar (2011) e mestre em Música pela UFRJ (2019), o artista prepara o lançamen­to de mais dois álbuns para este ano.

Um com seu quarteto, de­dicado ao trombonista Raul de Souza, com participação do flautista e saxofonista Edu­ardo Neves, e outro dedica­do ao bandolim solo. Vitor Casagrande é integrante dos grupos Água de Vintém e Batuqueiros e sua gente, com os quais gravou quatro CDs. Seu trabalho mais recente é o disco em parceria com o cava­quinista Lucas Arantes.

Professor de bandolim da Escola de Choro de São Pau­lo, já ministrou workshops sobre música brasileira em países como Bélgica e Alema­nha, além de ter estudado um ano na Universidade de Lund (Suécia). Além disso, é autor do ebook “Caderno brasileiro para bandolim: o estudo da palhetada”.

Já Tiago Santos tem quatro álbuns: “Chorobosssambando” (2013), “Nosso Tempo” (2017), “O Bandolim Polifônico de 10 cordas” (2019) e “Afinidades” (2021). Tem realizado concer­tos, aulas e workshops, parti­cipando de festivais nacionais e internacionais em 14 países. Atualmente, está em turnê pelo interior do estado de São Paulo com o concerto “Afini­dades”, em parceria com o sa­xofonista Jorge Nascimento e o violonista Marco Papa.

O Teatro Minaz fica na rua Carlos Chagas nº 273, no Jar­dim Paulista, Zona Leste. Tem capacidade para 260 pessoas. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no site da companhia (www.minaz.com.br), onde há mais informações sobre a entidade, ou pelo telefo­ne (16) 3941-2722.

Postagens relacionadas

ABL anuncia retomada do Prêmio Machado de Assis a partir de 2021

Redação 1

Clube discute obra de Toni Morrison

Redação 1

Documentário “Boa Noite”, com a trajetória de Cid Moreira, estreia no Canal Brasil

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com