Projeto que une três nomes de destaque da nova música instrumental brasileira, o Bandolim Trio lança seu álbum de estreia, “Ludicamente”, com um show especial em Ribeirão Preto. A apresentação está marcada para sábado, 15 de abril, às 20 horas, no Teatro Minaz, com entrada franca.
Formado pelos músicos Daniel Migliavacca, Tiago Santos e Vitor Casagrande, o Bandolim Trio apresenta dez faixas inéditas que exploram diversos ritmos e influências sonoras, passando por gêneros como choro, samba, baião, valsa, tango, maxixe e fox-trot.
“Ludicamente”, peça que dá nome ao álbum, é assinada pelo também bandolinista e professor diretor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Paulo Sá, que a compôs especialmente para o trio. A ideia surgiu ainda em 2018, quando os três estudavam juntos no programa de mestrado em música da UFRJ.
Com uma formação inusitada, que conta com dois bandolins tradicionais, de oito cordas, e um bandolim de dez cordas, com um par mais grave, o arranjos buscam mesclar a sonoridade camerística da música de concerto sem perder as características sonoras do bandolim brasileiro através da influência de mestres como Jacob do Bandolim e Luperce Miranda.
O álbum pode ser ouvido em todas as plataformas digitais desde 31 de março. “Neste trabalho tivemos o desafio de escrever para 3 bandolins, já que temos poucas referências desse tipo de trabalho no Brasil e no mundo. Ficamos muito felizes com o resultado e estamos ansiosos para mostrar ao público”, diz Daniel Migliavacca sobre o novo álbum.
Radicado em Curitiba (PR), Daniel Migliavacca se apresenta em sua cidade natal com muitos trabalhos na bagagem. Com sete discos lançados, ele já conquistou prêmios pelo Brasil como instrumentista e compositor. Bacharel em Música Popular pela Unespar (2011) e mestre em Música pela UFRJ (2019), o artista prepara o lançamento de mais dois álbuns para este ano.
Um com seu quarteto, dedicado ao trombonista Raul de Souza, com participação do flautista e saxofonista Eduardo Neves, e outro dedicado ao bandolim solo. Vitor Casagrande é integrante dos grupos Água de Vintém e Batuqueiros e sua gente, com os quais gravou quatro CDs. Seu trabalho mais recente é o disco em parceria com o cavaquinista Lucas Arantes.
Professor de bandolim da Escola de Choro de São Paulo, já ministrou workshops sobre música brasileira em países como Bélgica e Alemanha, além de ter estudado um ano na Universidade de Lund (Suécia). Além disso, é autor do ebook “Caderno brasileiro para bandolim: o estudo da palhetada”.
Já Tiago Santos tem quatro álbuns: “Chorobosssambando” (2013), “Nosso Tempo” (2017), “O Bandolim Polifônico de 10 cordas” (2019) e “Afinidades” (2021). Tem realizado concertos, aulas e workshops, participando de festivais nacionais e internacionais em 14 países. Atualmente, está em turnê pelo interior do estado de São Paulo com o concerto “Afinidades”, em parceria com o saxofonista Jorge Nascimento e o violonista Marco Papa.
O Teatro Minaz fica na rua Carlos Chagas nº 273, no Jardim Paulista, Zona Leste. Tem capacidade para 260 pessoas. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no site da companhia (www.minaz.com.br), onde há mais informações sobre a entidade, ou pelo telefone (16) 3941-2722.